São Paulo, domingo, 07 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Globotur chega a Israel

Novela das oito que entra no ar depois de "Caminho das Índias", "Viver a Vida", de Manoel Carlos, leva os galãs globais para as ruas de Jerusalém

Anika Pilnei/ Divulgação
Thiago Lacerda e Natasha Haydt em cena de "Viver a Vida'

GABRIEL TOUEG
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM JERUSALÉM

Entre as gravações de uma e outra cena da próxima novela das oito da Globo, os atores Thiago Lacerda e Rodrigo Hilbert tiveram tempo de sobra para admirar a paisagem de uma das cidades mais antigas do mundo: Jerusalém. A cidade israelense é uma das escolhidas para compor o cenário internacional de "Viver a Vida", que vai ao ar em setembro, substituindo "Caminho das Índias".
Apesar do momento relativamente tranquilo em Israel, a polícia local destacou dois guardas da unidade de elite para acompanhar a equipe da Globo durante toda a semana de filmagens no país. Vestidos de cinza e armados com fuzis, os guardas observavam com curiosidade o vaivém de equipamentos e atores, enquanto procuravam afastar do grupo pessoas não autorizadas -em geral turistas e curiosos.
O esquema de segurança impressionou os atores. No intervalo das gravações no monte das Oliveiras, Lacerda abordou a reportagem para perguntar sobre como é a vida no país. "Jerusalém é segura?"
Em entrevista a jornalistas locais, contudo, o ator disse que percebe o conflito como algo distante. Mais tarde, nas ruas da Cidade Velha de Jerusalém, ele e Hilbert conversaram com os policiais israelenses sobre atentados, o Exército e os riscos de viver no país. Os guardas queriam saber sobre futebol e sobre os atores: "Vocês são celebridades no Brasil?"
Apesar de não parecer uma celebridade para os policiais, Lacerda foi reconhecido nas ruas da cidade. Fãs brasileiros e israelenses o abordaram para pedir fotos e comentar o personagem Jorge, vivido por ele em "Páginas da Vida" (2006), no ar desde maio no país.

Pelas ruas de Jerusalém
A equipe de 24 pessoas, encabeçada pelo diretor Jayme Monjardim, chegou a Israel em meados de maio. Lacerda, Hilbert e as atrizes novatas Thianna Bialli e Natasha Haydt vieram depois. Monjardim já tinha visitado o país em fevereiro para escolher pessoalmente as locações -ruas e muralhas da Cidade Velha de Jerusalém, o Muro das Lamentações, o mercado livre da cidade, o monte das Oliveiras, a igreja do Santo Sepulcro e o mar Morto.
De acordo com Sharon Schaveet, a produtora local contratada pela Globo, Monjardim se emocionou ao visitar o museu do Holocausto, entre as gravações, e decidiu filmar no local. Embora o museu geralmente negue pedidos para filmagens ali, Schaveet conseguiu uma autorização especial.
As cenas foram gravadas no vale das Comunidades, que relembra os locais na Europa cuja população judaica foi dizimada no Holocausto, e na avenida dos Justos entre as Nações, que homenageia pessoas que salvaram judeus durante a Segunda Guerra Mundial -entre elas dois brasileiros.
Na história de "Viver a Vida", Bruno (Lacerda) é um fotógrafo que viaja o mundo e vive das imagens que vende para revistas de turismo. Ele vai a Jerusalém visitar Felipe (Hilbert), que mora na cidade e namora Fanny (Thianna Bialli). Na mesma viagem, o fotógrafo vai até a Jordânia, onde conhece Helena (Taís Araújo) e Luciana (Alinne Morais). As duas são modelos internacionais que moram no Rio.

Jordânia
As gravações em Israel duraram uma semana, entre 21 e 28 de maio. Em seguida, a equipe viajou para a Jordânia, onde fica até o dia 18. Lá, entram no roteiro de "Viver a Vida" Petra (cidade em que foram gravadas cenas de "Indiana Jones e a Última Cruzada"), Jerash, Amã e o deserto de Wadi Rum. Depois, a equipe segue para Paris.
A previsão é que o público brasileiro assista às cenas de Israel por volta do capítulo 20, mas a Globo não confirma com precisão quando elas devem ir ao ar. Segundo a assessoria de imprensa, a sequência dos capítulos ainda não está finalizada.
A trama tem direção de fotografia de Affonso Beato, que trabalhou com Monjardim na minissérie "Maysa" (2009) e com o cineasta espanhol Pedro Almodóvar em filmes como "Tudo sobre a Minha Mãe" (1999) e "Carne Trêmula" (1997).


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: "Por mim, não gravaria no exterior", diz autor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.