São Paulo, quarta-feira, 07 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

música

CRÍTICA ROCK

Clássicos de Jimi Hendrix ganham DVDs reveladores

Álbuns originais do guitarrista, morto aos 27, recebem edição caprichada

THALES DE MENEZES
EDITOR-ASSISTENTE
DA SÃOPAULO


O próximo dia 18 de setembro marca os 40 anos da morte de Jimi Hendrix. Os bônus que acompanham a reedição de quatro de seus álbuns (incluindo os únicos três que lançou enquanto estava vivo) mostram que ainda há coisa nova para se saber sobre o genial guitarrista.
"Are You Experienced" e "Axis: Bold as Love" (ambos de 1967) e "Electric Ladyland" (1968) são os três primeiros álbuns mais poderosos de qualquer discografia roqueira da história.
Hendrix pegou o blues, jogou rock em cima, usando distorção e microfonia. Popularizou pedais, abusou dos agudos (o rock até então tinha uma sonoridade grave) e virou um mito da guitarra.
Esses três discos foram produzidos no período em que o americano Hendrix sacudiu Londres em shows arrebatadores pelas casas noturnas da cidade. Entre os arrebatados estavam Beatles, Stones, The Who, Clapton...
"The First Rays of the New Rising Sun", o outro CD do pacote, é o que poderia ter sido o quarto álbum de Hendrix. Com gravações feitas entre março de 1968 e agosto de 1970, só saiu em 1997, depois de anos de batalha da família Hendrix pelo material.
É brilhante, mas falta uma unidade que certamente o artista injetaria na edição final. Hendrix foi um dos precursores do chamado disco conceitual, onde o conjunto das faixas passa uma mesma ideia.
Cada disco vem com um livrinho e um DVD matador. Os encartes são extensos, com textos parrudos de especialistas, fotos (algumas inéditas) e reprodução de capas de discos e cartazes de show.
Um leitura dos quatro deixa de fora muito pouca coisa da biografia de Hendrix.
Cada DVD traz depoimentos sobre a gravação daquele álbum. Quem conduz é Eddie Kramer, engenheiro de som de quase todas as gravações do guitarrista e, por isso, quem mais chegou perto de entender os delírios dele em busca de algo completamente diferente de tudo no rock.
O baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell, parceiros no trio Jimi Hendrix Experience, falam dos três álbuns que fizeram juntos, mas Kramer é o centro das atenções nos DVDs.
Dá entrevista numa mesa de som e, quando fala de uma canção, separa pistas e mostra só o som da guitarra, detalhando ideias que Hendrix perseguia na música.
Coisa de gênio. Mesmo.


"ARE YOU EXPERIENCED"

"AXIS: BOLD AS LOVE" "ELECTRIC LADYLAND" "FIRST RAYS OF THE NEW RISING SUN"
ARTISTA Jimi Hendrix
GRAVADORA Sony Music
QUANTO R$ 39,90, cada, em média
AVALIAÇÃO ótimo



Texto Anterior: Curso de jornalismo gráfico da Folha tem inscrições até 30/07
Próximo Texto: Bahia segue Venezuela na música erudita
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.