São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Mundo ainda vê região pitoresca e caótica"

DA REPORTAGEM LOCAL

Ex-editor do suplemento "Radar", do irreverente jornal argentino "Página 12", Alan Pauls abandonou a vida na Redação para se dedicar só à literatura depois que seu romance "O Passado" ganhou o prêmio Herralde de 2003, fazendo-o estourar como escritor.
No Brasil, o livro passou semanas entre os mais vendidos e o jeito blasé do autor-galã foi um dos destaques da Festa Literária Internacional de Paraty, na edição de 2007.
Agora, "História do Pranto", antes mesmo de chegar ao mercado, já tem pré-vendidos mais de 2 mil exemplares.
Pauls tem freqüentado diversos eventos internacionais. Quando falou com a Folha, no último fim de semana, acabava de desembarcar de um deles, na França. Apesar de gostar desse momento, o escritor frustra-se ao notar que o olhar estrangeiro com relação à Argentina não está mudando.
"De um modo geral, o que os atrai sobre nossos temas é o mesmo que segue atraindo-os (e desagradando-os) com relação à toda a América Latina: o caos, o pitoresco, a vitalidade sem leis, certa reserva de paixão não administrada, certa "selvageria". Com relação à Argentina propriamente, é a decepção que o país não deixa de provocar-lhes quando comparam sua atualidade com os brilhos de sua mítica (e fraudulenta) identidade européia."
(SC)



Texto Anterior: Nostalgia da dor
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.