São Paulo, segunda, 7 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Clodovil volta para platéia micro-mocréia

TELMO MARTINO
Colunista da Folha

Clodovil está de volta com muito "col roulé" e rosa-choque no logotipo do programa. Por enquanto ainda está no horário preguiçoso das mulheres faladeiras e de muitas receitas. Mas ele prometeu uma promoção para um horário mais longo e tardio. O arrepio maior é o de Marília Gabriela, já reclinada em seu traço atual.
Sempre dizendo que tudo que faz é para agradar seu público, Clodovil não repete roupa. Pode estar com o paletó de padronagem príncipe de Gales e um foulard no pescoço.

Caçador escocês
Diz que está vestido de caçador escocês. Só se for de "grouse", aquela galinha gorda, emplumada, colorida e esquiva. A cadelinha pug que o acompanha não dá palpite. Parece até dopada por uma pílula verde e outra de florzinha.
Clodovil não trouxe o pug por solidão. Companhia é o que não lhe falta. Tem a secretária que ele sempre chama ("d'après" Jorge Fernando?) e um alter ego, que é uma contrafação mecânica de olhos azuis e boca pintada que, numa compulsão, só fala de bichices. Amenas quando o assunto é a balofice da Vera Fischer.
A mãe-secretária lê recortes elogiosos dos jornais. Sorrisos. Só uma crítica carioca não gostou. Muchochos. Clodovil puxa a cadeira para conversar com sua platéia micro-mocréia.
A porta-voz é a gorda dona Geni. Qual o assunto preferido? A novela das oito da Globo. Sem mostrar aflição, Clodovil sugere um próximo tititi sobre "Serras Azuis", a chochice da casa.
Antes de se retirar de cena, Clodovil, o magoado, sugere que a crítica hostil do Rio de Janeiro seja sapatão e de maiores afinidades com o Ratinho. Clodovil Äoh, carência!Ä quer ser amado por todos.

28 anos
Em outro programa, Clodovil está todo de preto. Mostra os sapatos também pretos e diz que têm 28 anos. Ninguém se espanta. Tanta piada, opinião e reação do Clodovil têm a mesma ou maior idade.
Clodovil troca de roupa e vem fazer ginástica. Ele quer mostrar que sua "bunda estava caída e já subiu." Aos 62 anos. Interessante? Alisa a perna e diz que nasceu imberbe.
O patrocinador mais assíduo do programa é um creme depilador que age em termos de "forever". Clodovil não dá bola para gafes. Ele também quer ser "forever". Intermitentemente, mas "forever". Lá está ele às gargalhadas e nós olhando. Como antes. E sempre?



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.