São Paulo, terça-feira, 07 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
TJ garante mais 6 meses de satélite à TV Cultura

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A TV Cultura venceu mais um round da batalha judicial que trava com a Embratel desde dezembro do ano passado, quando a operadora de telefonia cortou, pela primeira vez, o sinal de satélite usado pela emissora pública.
No último dia 24, a 1ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo concedeu mandado de segurança à TV Cultura, o que garante o acesso da emissora aos satélites da Embratel por pelo menos mais seis meses, prazo mínimo para o julgamento do mérito da questão.
Nas decisões favoráveis à TV Cultura, o Poder Judiciário tem defendido a tese de que a Embratel não pode cortar o serviço porque a emissora atende ao interesse do consumidor.
A Embratel, que não quis se pronunciar sobre a decisão, cobra da Cultura uma dívida antiga de R$ 3 milhões. A Cultura afirma não ter recursos para saldar o compromisso, mas diz que vem pagando os serviços prestados atualmente pela Embratel.
O corte do sinal de satélite já causou constrangimentos à emissora, que deixou de transmitir pronunciamentos do presidente FHC e reportagens e teve de apelar à Rede Vida para exibir o programa "Missa de Aparecida".

Fôlego 1
Fez bem ao "Domingão do Faustão" a mudança do horário de transmissão dos jogos da Copa João Havelange aos domingos, das 18h30 para as 16h. Anteontem, exibido após as 18h, o "Domingão" amargou sua 24ª derrota consecutiva para o "Domingo Legal", mas reagiu no Ibope.

Fôlego 2
O placar de domingo foi 25 a 23 pontos a favor do SBT, segundo dados preliminares (que podem variar até 2 pontos). A audiência do "Domingão do Faustão" sempre cresceu depois das 18h. Já São Paulo x Juventude perdeu de 20 a 18 pontos -o que, se confirmado, será a 12ª derrota no Ibope do futebol no semestre.

Balão
Até o começo da tarde de ontem, não era definitiva a decisão da TV Globo de voltar a produzir a sitcom "A Grande Família", sucesso no anos 70. Os problemas são a dificuldade de escalar o elenco e o curto prazo -a emissora pretende estrear a atração em janeiro, provavelmente no lugar do "Sai de Baixo".

Divulgação
Silvio Santos autorizou o ex-porta-voz Arlindo Silva a procurar todas as produções do SBT, a fim de promover o livro "A Fantástica História de Silvio Santos".
E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! O Bill Pinton tá pra perder a boquinha!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.