São Paulo, terça-feira, 07 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Violas, sanfonas e rabecas são destaque em série do CCBB

RAQUEL COZER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma jornada por manifestações da música brasileira leva ao CCBB, a partir de hoje, curiosidades como a viola caipira típica da região retratada por Guimarães Rosa em "Grande Sertão: Veredas" e a conjunção do acordeom com seu primo portenho, o bandoneon.
A tais violas e sanfonas somam-se rabecas, tambores e pifes na série Artesania Sonora, em que artistas conhecidos por reelaborar sonoridades tradicionais recebem mestres instrumentistas regionais.
O violeiro Paulo Freire abre a seqüência unindo o traquejo cultivado na Europa com o que colheu em 30 anos de lições com Seu Manelim, do interior de Minas Gerais, com quem divide o palco.
O trio Carcoarco agrega a sofisticação de seus choros para rabeca ao regionalíssimo fandango do litoral paranaense, base do trabalho dos irmãos Leonildo Pereira e Zé Pereira. O choro também emerge das sanfonas de Toninho Ferragutti e do veterano Antônio Bombarda.


Texto Anterior: Literatura: Autor americano vence prêmio francês Goncourt
Próximo Texto: Pop: U2 anuncia faixas de nova coletânea
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.