São Paulo, sexta, 7 de novembro de 1997.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Peça terá apresentação única hoje no Sesc Ipiranga
Espetáculo presta tributo a Castro Alves

LEONARDO CRUZ
free-lance para a Folha

A união de 13 poemas de Castro Alves com uma pequena biografia do poeta baiano e um grupo de teatro dirigido por Pascoal da Conceição resultou no espetáculo "Espumas Flutuantes", que terá apresentação única hoje, às 16h, no teatro Sesc Ipiranga.
Na montagem, o elenco dramatiza os textos de Castro Alves, transformando-os em cenas entrelaçadas, com canto, dança e participação do público.
Segundo Pascoal da Conceição, a idéia de adaptar os poemas de Castro Alves para o teatro surgiu de um convite que ele teria recebido para interpretar um monólogo sobre o autor.
"Em vez de fazer um monólogo, preferi levar mais gente ao palco para interpretar os poemas", afirma o diretor.
Entre os textos adaptados estão "O Vôo do Gênio", que abre o espetáculo, e "Aves de Arribação", que dá nome ao grupo.
Sobre as dificuldades enfrentadas para transformar os poemas em uma montagem teatral, Pascoal da Conceição diz que o mais importante, o sentimento, já está indicado nos textos de Castro Alves. "A indicação mais importante é a emotiva e ela transborda nos poemas", diz.
Com essa apresentação, o diretor espera conseguir dar mais ritmo ao espetáculo. "É natural, estamos no começo de um trabalho. O ritmo vem com o tempo", afirma Pascoal da Conceição, que pretende entrar em cartaz com a peça em São Paulo em março do ano que vem, quando se comemora o aniversário do poeta.

Peça: Espumas Flutuantes Direção: Pascoal da Conceição Onde: teatro Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822, Ipiranga, tel. 3340-2000) Quando: hoje, às 16h Quanto: entrada franca


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.