São Paulo, quinta-feira, 07 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

João Miguel Jr./TV Globo
NOVELA REPRODUZ REVISTAS DOS ANOS 50 Juliana Baroni em cena que vai ao ar hoje de "O Profeta"; a produção da novela comprou revistas dos anos 50 em sebos e as reproduziu, para que ficassem como novas

Globo registra ‘recessão’ no 3º trimestre

A Globo faturou menos no terceiro trimestre deste ano do que no mesmo período de 2005. Segundo relatório divulgado a credores nesta semana, a empresa fechou o trimestre julho/setembro com uma receita de R$ 1,253 bilhão, 2,5% menor do que nos mesmos meses do ano passado. Os dados incluem as receitas publicitárias da TV Globo e da Globosat, programadora de canais pagos.
No acumulado dos nove primeiros meses de 2006, no entanto, a Globo registra um crescimento de 15%, totalizando receita de R$ 4,029 bilhões. Na média de todo o ano, a rede deve fechar com 13% de crescimento, acima da média do mercado de televisão.

A "recessão" registrada no terceiro trimestre é explicada, no relatório oficial da Globo, pela Copa do Mundo. A Copa concentrou boa parte dos investimentos publicitários no primeiro semestre, que acabou registrando um crescimento de 20%. Ou seja, os anunciantes gastaram em maio e junho dinheiro que normalmente despenderiam de julho a setembro. Além disso, o fato de o Brasil não ter sido campeão frustrou anunciantes que pretendiam faturar com o título.

No terceiro trimestre, pesou ainda a propaganda política, que afugentou anunciantes temerosos de verem suas campanhas em intervalos "poluídos" por publicidade eleitoral. O relatório registra ainda que a Globo detém 43% da audiência.

REFORÇO 1 Profissional com passagem por Globo, SBT e Record (na qual foi um dos responsáveis pela fracassada "Metamorphoses"), Del Rangel, acaba de ser contratado pela Band. Será diretor de produção de dramaturgia, com base em São Paulo.

REFORÇO 2 Segundo a Band, a contratação de Rangel não tem nada a ver com "Paixões Proibidas", que não emplacou no Ibope e é comandada, no Rio de Janeiro, por Ignácio Coqueiro, cujo cargo é diretor do núcleo de dramaturgia. Rangel irá tratar das próximas novelas da emissora.

VER DE NOVO Está chegando às lojas os DVDs das duas temporadas de "Hoje É Dia de Maria", exibida pela Globo em 2005, com 40 minutos de making of.

SILÊNCIO TOTAL A "lei do silêncio" imposta por Silvio Santos no SBT não afetou apenas a assessoria de imprensa, que foi desativada. Atingiu também o serviço de atendimento ao telespectador. Não adianta ligar para o SBT. Todas as suas atendentes estão ocupadas, diz uma mensagem.

ANTIMIDAS Sucesso nos países em que foi ao ar, como México, "Bailando por um Sonho" é o fracasso do ano do SBT. A rede já deixou de exibi-lo aos sábados. Domingo, a atração deu só 4,7 pontos.

JORNADA DUPLA A historiadora Karla Martins está prestando consultoria para a Globo nas gravações de "Amazônia - De Galvez a Chico Mendes". E fará uma breve participação na segunda fase da minissérie como uma parteira.


Texto Anterior: José Simão: Aeroporto! Guerrilha nas Estrelas!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.