São Paulo, quarta-feira, 08 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

TV paga negocia ‘pacto’ por crescimento

Francio de Holanda/Folha Imagem

O CLONE Murilo Benício (dir.), que não está no elenco de "A Casa das Sete Mulheres", prestigia a namorada, Giovanna Antonelli, em festa de lançamento da minissérie da Globo, anteontem em SP

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Operadores de TV paga e programadoras de canais estão negociando um "pacto" para fazer a indústria de TV por assinatura do país, praticamente estagnada desde 1999, voltar a crescer. Pelas negociações, as programadoras deixariam de cobrar por seus canais em dólar e adotariam um indicador como o IGP-M, que é o mesmo usado para reajustar mensalidades dos assinantes. Quase todos os canais pagos, mesmos os nacionais, são cobrados em dólar, porque boa parte de seus custos são nessa moeda. Alguns canais, como os de filmes, chegam a custar para as operadoras mais de US$ 5 por assinante. Em troca, as operadoras assumiriam o compromisso de voltar a investir em infra-estrutura e de tornar seus serviços menos dispendiosos para os assinantes. Assim, o número de assinantes cresceria, e programadoras e operadoras ganhariam a longo prazo. Um desses acordos já está praticamente fechado. Envolve a Net Brasil (empresa que negocia conteúdo para as operadoras Net e a Sky) e Globosat (programadora de canais como o GNT e o Multishow). Há duas outras frentes de negociações, com os canais internacionais e os de filmes. Para Alberto Pecegueiro, diretor da Globosat, o eventual acordo não irá empobrecer o conteúdo da TV paga brasileira. "Todas as programadoras já vêm, desde 1999, renegociando seus custos com fornecedores", diz.

OUTRO CANAL

Morcego
Estréia em 17 de março na MTV Brasil a segunda edição do "reality show" "The Osbournes", produzido pela MTV dos EUA. A MTV do Brasil também planeja uma versão nacional do programa para o segundo semestre. Seriam vários episódios, cada um sobre o cotidiano de uma família de artistas brasileiros.

Prestígio
O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB), compareceu anteontem à festa de lançamento de "A Casa das Sete Mulheres", que estreou ontem na Globo. A minissérie retrata a Revolução Farroupilha, motivo de orgulho dos gaúchos.

Estrada 1
Prevista para estrear em abril na Globo, a nova versão do seriado "Carga Pesada" ainda não está garantida na grade da emissora. Falta a cúpula da rede bater o martelo. Falta também convencer Antonio Fagundes, co-protagonista do original.

Estrada 2
"Carga Pesada", no entanto, já tem patrocinadores, fabricantes de caminhões e produtos automotivos.

No ar
Filha de Ana Maria Braga, Mariana Braga estréia hoje, às 17h, programa no canal de TV pela internet AllTV. Na atração, Mariana realiza alguma aventura proposta por internauta.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Marta cria a taxa do botox!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.