São Paulo, quinta-feira, 08 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Trapalhões e Farrelly fazem boas comédias

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Os Trapalhões no Planalto dos Macacos" (Canal Brasil, 12h15, livre) foi das primeiras experiências marcantes que tive com cinema, em 1976. Criança, me deparei com Didi, Dedé e Mussum (Zacarias ainda não estava nessa) invadindo o território sagrado do clássico "O Planeta dos Macacos".
Uma paródia ilimitada, com humor que surge anárquico, e, graças à franca direção de J.B. Tanko, sem qualquer freio ou correção, indo do escracho total à piada elevada.
Uma cena magnífica é quando o genial Mussum (como guarda Azevedo), em apuros com os macacos, enfia uma banana no tanque de uma motocicleta e a faz funcionar.
É também assim, sem nenhum freio às "boas normas", que os Farrelly vêm criticando várias questões da cultura americana, como o racismo e a hipocrisia. No soberbo "Antes Só do que Mal Casado" (TC Premium, 19h55, não indicado a menores de 16 anos), comenta-se sobre a falácia do casamento perfeito.


Texto Anterior: Minissérie: Jean-Claude Brialy estrela seriado
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.