São Paulo, quinta-feira, 08 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cinema

Berlim exibirá novo filme de José Padilha

DA REPORTAGEM LOCAL

O 59º Festival de Berlim (5/2 a 15/2) anunciou a seleção do documentário inédito "Garapa", do diretor brasileiro José Padilha. Com o longa de ficção "Tropa de Elite", Padilha venceu o festival em 2008.
Antes de receber o Urso de Ouro, em decisão do júri presidido pelo cineasta greco-francês Constantin Costa-Gavras, "Tropa de Elite" suscitara polêmica entre os críticos. Padilha enfrentou várias reações negativas ao seu filme.
"A sensação de voltar a Berlim é ótima. Ter filmes estreando lá por dois anos seguidos, em categorias diferentes, é uma sorte danada", diz o diretor, que torce para que o festival ajude a despertar interesse por seu doc. "Tomara, porque espero que ele tenha algum público, a despeito do fato de ser um filme difícil de digerir", diz.
Filmado em preto-e-branco, "Garapa" trata da fome no Brasil, a partir do registro do cotidiano de três famílias nordestinas que não contam com renda suficiente para se alimentar todos os dias.
"Garapa" integra a seção "Panorama - Documentários", paralela à disputa pelo Urso de Ouro. Além dele, o festival divulgou a seleção de outros 20 filmes para essa mostra, que deverá ter em torno de 50 títulos. "Garapa" é o único brasileiro até agora.


Texto Anterior: "Poucos foram tão ousados", diz crítico
Próximo Texto: Cinema: 'Gomorra' concorre ao prêmio Bafta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.