São Paulo, sábado, 08 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Spielberg alterou filme para suavizar cenas que não caíam lá muito bem

DE SÃO PAULO

Em outra famosa maquiagem de uma obra artística, desta vez cometida pelo próprio autor, Steven Spielberg retocou digitalmente algumas cenas de seu megassucesso "E.T., o Extraterrestre" em 2002, na ocasião de um relançamento comemorativo de 20 anos do filme.
A exemplo do que George Lucas já havia feito com "Guerra nas Estrelas", uma série de mudanças pontuais foram adicionadas digitalmente. Nuvens se movem, o rosto do alienígena ganha expressões em certas cenas, e árvores originalmente estáticas se curvam com o vento.
Mas o diretor não se conteve e refez a realidade que havia criado em duas cenas. Os policiais que perseguem o bando de crianças agora carregam walkie-talkies, em vez de assustadores fuzis.
E na noite de Halloween, quando a mãe do moleque perguntava que fantasia era aquela, ele dizia "terrorista". Vinte anos depois, ele mudou a resposta para "hippie". O atentado de Bin Laden a Nova York havia acontecido no ano anterior, em 2001. (IF)


Texto Anterior: Opinião: Sanitarização de obra de arte é monopólio da estupidez
Próximo Texto: Entrevista - Andrea Matarazzo: TV Cultura deveria fazer infantis e comprar o resto
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.