São Paulo, sábado, 08 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

PAINEL DAS LETRAS

IZABELA MOI (interina) - izabela.moi@grupofolha.com.br

Saraiva quer mais leitores

A editora Saraiva anuncia que quer ganhar ainda mais espaço no mercado de ficção e não ficção. O editor responsável pelas áreas, Thales Guaracy, afirma que os 63 títulos do ano passado (incluindo os do selo infantil Caramelo) renderam 101% a mais de faturamento (40% a mais de venda líquida) na comparação com 2009. Em 2008, quando a Saraiva comprou o grupo Siciliano, no pacote levou também o catálogo de 300 títulos ativos de sua editora. Para 2011, planeja lançar 140 novos títulos, entre eles a autobiografia do ex-primeiro ministro britânico Tony Blair, "A Jornada", já em fevereiro. Entre os autores nacionais, o jornalista Paulo Markun lança também neste ano "Pequena História das Diretas Já".

PAULO COELHO PARA TEENS
Talvez um pouco instigado por ter sido apontado em um blog da revista americana "Forbes" como a segunda personalidade de 2010 mais influente no Twitter, Paulo Coelho quer atingir o público mais jovem. No final do ano, três de seus sucessos editoriais, entre eles "O Alquimista", foram relançados com suplementos didáticos, para serem usados em sala de aula. No segundo semestre, o best-seller da editora Saraiva publica nova ficção destinada a fisgar o leitorado juvenil.

Divulgação
COZINHA REGIONAL
"Nossa Cozinha Caiçara", de Marina Vianna Ferreira e Mayra Jankowsky (Terceiro Nome), recebeu o título de "Best Local Cuisine Cookbook" de 2010 do Gourmand World Cookbook Award

Os mais vendidos na Grã-Bretanha
O jornal "The Guardian" publicou nesta semana a lista dos mais vendidos desde que o sistema Nielsen Bookscan foi criado, em 1998. Nenhuma surpresa: "O Código Da Vinci", de Dan Brown, é o líder, com mais de 4,5 milhões de exemplares. "Harry Potter" ocupa os lugares seguintes até o décimo, só perdendo a quarta posição para outro de Brown ("Anjos e Demônios") e a nona para "Amanhecer", de Stephenie Meyer.

Machado criticado
São 42 textos de nomes como Antonio Candido, Hans Ulrich Gumbrecht e José Saramago, sobre a obra do escritor. "The Author as Plagiarist: The Case of Machado de Assis", edição da Universidade de Manchester (2006) organizada por João Cezar de Castro Rocha, ganha finalmente tradução para o português e sai pela editora Alameda ainda no primeiro semestre deste ano.

Aristóteles completo
A editora WMF Martins Fontes promete lançar, a partir deste ano, a coleção "Obras Completas de Aristóteles", traduzidos do original na edição da Universidade de Lisboa. O plano é publicar dois volumes por ano (são 70 ao todo). Os primeiros da lista serão "Os Econômicos" e "Retóricas".


Texto Anterior: Livros - Crítica/Poesia: Schmidt comprova força do modernismo até ao negá-lo
Próximo Texto: Livros: Ficção
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.