UOL


São Paulo, sábado, 08 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Escritor é uma das principais vozes galegas

DA REDAÇÃO

Um dos mais importantes representantes das letras galegas atuais, o escritor Manuel Rivas nasceu em La Coruña, na Espanha, em 1957. Jornalista desde jovem, colabora com o jornal "El País" quando não está escrevendo suas poesias, romances, contos e ensaios.
No Brasil, suas delicadas histórias chegaram recentemente ao cinema. "A Língua das Mariposas", dirigido pelo espanhol José Luis Cuerda, estreou em 2001 com roteiro premiado com o Goya 2000 (o Oscar espanhol) de Rafael Azcona, que fundiu três dos contos de Rivas que estão reunidos em seu "¨Qué me Quieres, Amor?" (1996). O filme acompanha o garoto Moncho (Manuel Lozano), que vai descobrindo a vida em uma Galícia sob a ameaça das forças franquistas.
No final de 2002, o livro "O Lápis do Carpinteiro" (152 págs., R$ 22,90), de 1998, ganhou versão em português da Objetiva. A história traz uma leitura da Guerra Civil Espanhola (1936-39) a partir da vida de um médico preso em Santiago de Compostela que serve de modelo para um pintor.
O livro foi adaptado recentemente para o cinema pelo diretor Antón Reixa e não tem ainda data prevista de estréia aqui.

Texto Anterior: Livros/lançamentos - Perfil: Manuel Rivas sintetiza o espírito heróico da Galícia
Próximo Texto: "Um Deus Dentro Dele, Um Diabo Dentro de Mim": Autora esclarece pontos obscuros da alma humana
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.