São Paulo, quinta-feira, 08 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

João Miguel Jr./TV Globo
‘PÁGINAS’ TERÁ DISCUSSÃO POR DINHEIRO Helena Ranaldi (Márcia) e José Mayer (Greg) durante gravação, anteontem, de "Páginas da Vida"; na cena, Márcia acusa Greg de estar roubando dinheiro da AMA

Cai ritmo do crescimento do consumo de TV

Depois de aumentar meia hora por dia entre 2001 e 2005, o consumo de TVs aberta e paga no Brasil teve redução no ritmo de crescimento no ano passado, revela estudo do Ibope.
Durante 2006, o brasileiro assistiu à televisão durante impressionantes 5 horas, quatro minutos e 23 segundos por dia, dois minutos a mais do que em 2005. Em 2001, essa média nacional era de 4h37min15s.
Pela primeira vez nos últimos anos, houve queda no consumo por parte de um segmento da população: as pessoas com mais de 50 anos viram quatro minutos a menos de TV em 2006 (5h34min28s) _mas continuam sendo as maiores consumidoras do veículo.
O crescimento do consumo foi maior na classe C e menor na D e E (que são as que mais vêem TV, 5h18h58s por dia).
O estudo, de acordo com o Ibope, mostra que a televisão resiste ao crescimento de novas mídias, principalmente a internet. Para Dora Câmara, diretora do Ibope Mídia, os mais jovens aderiram às novas tecnologias, mas as consomem simultaneamente à televisão. A queda entre os mais velhos, explica o Ibope, se deve a uma maior dedicação deles a atividades físicas e a viagens.
"A internet poderia estar afetando o meio, mas a TV continua intacta, tanto que foi vista por 95% da população em 2006. A TV resiste porque entrega um produto que o público quer ver", analisa Dora.

BOA NOTÍCIA O "Jornal da Massa", programa de Ratinho no SBT, não vai durar. Em baixa no Ibope (chega a empatar com a Rede TV!, com três pontos) e rejeitado pelos anunciantes (nenhum merchandising foi vendido), não deve passar de março.

POÇO FUNDO 1 Número dois do jornalismo do SBT, Marcos Cripa pediu demissão. Não suportou ter que dirigir o "telejornal" de Carlos "Ratinho" Massa.

POÇO FUNDO 2 Os jornalistas do SBT não sabem mais quem manda no setor (além de Silvio Santos). Estão em dúvida se é o diretor de jornalismo, Luiz Gonzaga Mineiro (em férias), ou se é Paulo Nicolau, diretor do "SBT Brasil" (que tem sofrido para dar mais de três pontos no Ibope).

GUADALUPE Silvio Santos mandou mudar o nome da próxima novela do SBT para "Maria Esperança". Mas a protagonista continuará se chamando Maria Mercedes. Ficaria caro mudar também o nome da mocinha _muitas cenas teriam de ser regravadas.

DEU LIGA O "reality show" "Big Brother Brasil" finalmente virou assunto nas rodinhas, graças ao ambiente beligerante que tomou conta do programa nos últimos dias. A audiência no quinto "paredão" melhorou (43 pontos, contra 39 do quarto).

TELA QUENTE Um debate hoje em Brasília promete "pegar fogo". Reunirá Evandro Guimarães (Globo) e Francisco Valim (Net) contra os presidentes das teles fixas, que estão entrando na TV paga.


Texto Anterior: José Simão: Ueba! Clodovéia dá um piti light!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.