São Paulo, segunda, 8 de fevereiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAÚJO

A FÚRIA DOS INTOCÁVEIS
Bandeirantes, 13h.
(Gli Intocabili). Itália, 1968, 100 min. Direção: Giuliano Montaldo. Com John Cassavetes, Peter Falk, Britt Ekland, Florinda Bolkan. Tão logo sai da cadeia, o gângster Cassavetes envolve-se em plano com Peter Falk, agente da Cosa Nostra. Objetivo: roubar o rico cofre de um cassino em Las Vegas. Elenco forte, cineasta mediano, matinê OK.

CUCAMONGA - UM ACAMPAMENTO MUITO LOUCO
SBT, 13h50.
(How I Spent My Summer). EUA, 1990, 92 min. Direção: Roger Duchowny. Com John Ratzenberger, Chad Allen. Adolescentes que vão passar as férias em acampamento sem alvará ajudam o dono do local a contornar o problema. Comédia para risos amarelos.

A PRINCESA E O PLEBEU
Globo, 15h45.
(Roman Holiday). EUA, 1953, 119 min. Direção: William Wyler. Com Gregory Peck, Audrey Hepburn, Eddie Albert. Princesa (Hepburn) abandona os frufrus do protocolo e passeia incógnita por Roma. Ela encontra um repórter americano e ambos escondem suas reais identidades. Arma-se a teia de tensão entre amor e interesses. Comédia OK, ainda hoje. P&B.
A TRAMA DO DIAMANTE
Bandeirantes, 21h30.
(The Diamond Trap). EUA, 1988, 93 min. Direção: Don Taylor. Com Howard Hesseman, Brooke Shields, Ed Marinara. Policial de Nova York (Hesseman) e seu parceiro (Marinara) vêem na suspeitíssima Brooke Shields o atalho de que necessitam para chegar aos responsáveis por milionário roubo de jóias. Feito para a TV.

CORAÇÃO VALENTE
Globo, 21h45.
(Braveheart). EUA, 1995, 178 min. Direção: Mel Gibson. Com Mel Gibson, Sophie Marceau, Patrick McGoohan. No século 13, William Wallace (Gibson) lidera os escoceses na luta contra a Inglaterra. Épico que ganhou cinco Oscars, inclusive de melhor filme e direção, o que o tornou um acontecimento incontornável. Mas não é tudo isso. Gibson está com uma juba que o deixa parecido com o Rei Leão.

DE BEM COM A VIDA
Record, 21h45.
(Unhook the Stars). EUA, 1996, 103 min. Direção: Nick Cassavetes. Com Gena Rowlands, Marisa Tomei, Gérard Depardieu. Para compensar a solidão que se instala em sua vida quando os filhos se vão, viúva (Rowlands) aproxima-se da vizinha que acaba de se divorciar (Marisa Tomei) e vive bêbada. Para completar, ainda há lugar no elenco para Gérard Depardieu. Estréia na direção de Nick, filho do ator/diretor John Cassavetes e de Gena Rowlands. O pai morreu. A mãe dá uma força no principal papel. Inédito.

INTERCINE 1
Globo, 1h30.
Vai ao ar o preferido do telespectador entre "Vencendo os Limites" (Canadá, 1991, de Buzz Kulik, com Rick Schroeder, James Farentino) e "Viagem ao Grande Deserto" (1990, de Mikael Salomon, com Reese Witherspoon, Ethan Randall).

SEDUÇÃO NA CONTRAMÃO
Bandeirantes, 2h05.
(Bikini Traffic School). EUA, 1997, 90 min. Direção: Gary Graver. Com Laura Chase, Alicia Solstice. A fim de salvar da falência a escola da tia, garota contrata grupo de belas moças para daraulas em trajes sumários. Estamos no osso.

INTERCINE 2
Globo, 3h25.
Concorrem "Jogo de Paixões" (1970, de George Stevens, com Elizabeth Taylor, Warren Beatty) e "Sexta-Feira, 13 - Capítulo Final" (1984, de Joseph Zito, com Crispin Glover, Kimberly Beckj.

TV PAGA

Capitalista e silvícola

da Redação

Um capitalista (José Mayer) invade terras indígenas para realizar um grande projeto de extração de minérios ou algo assim. Uma repórter (Fernanda Torres) investiga o caso.
Toscamente, dá para resumir assim a trama de "Capitalismo Selvagem" (Canal Brasil, 23h), de André Klotzel.
O certo é que o filme não obteve a repercussão de "A Marvada Carne", primeiro filme do diretor, talvez por excesso de sutileza: esse homem que descobre, a horas tantas, o índio que existe dentro de si não é apenas um capitalista selvagem.
É capitalista e silvícola, explorador e explorado, senhor e escravo. Breve, é uma contradição em termos, dessas que parecem, em grande parte, definir o Brasil. (IA)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.