São Paulo, quarta-feira, 08 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

MINHA MONTANHA ENCANTADA
Bandeirantes, 13h.   (My Side of the Mountain). EUA/Canadá, 1969, 100 min. Direção: James B. Clark. Com Ted Eccles, Theodore Bikel. Influenciado pelas idéias do filósofo Thoreau, adolescente (Eccles) deixa sua casa e se dispõe a passar um ano nas florestas canadenses, em busca de sabedoria. Um cantor de música folk vai ajudá-lo a enfrentar o clima inóspito.

MINHAS FÉRIAS NA ÁFRICA
SBT, 14h15.   (Going Bananas). EUA, 1987, 93 min. Direção: Boaz Davidson. Com Dom DeLuise, Jimmie Walker, Herbert Lom. O macaco Bonzo atravessa a África fugindo de um dono de circo. Dois norte-americanos o ajudam. Comédia capenga.

UM LUGAR PARA CHAMAR DE LAR
Bandeirantes, 21h55.    (A Place to Call Home). EUA, 1987, 94 min. Direção: Russ Mayberry. Com Linda Lavin, Lane Smith. Brava mulher deixa os EUA para povoar o interior da Austrália junto com 11 filhos. Mas nem tudo serão flores na mudança. Os problemas financeiros e de ajuste ao novo ambiente logo afloram. Feito para a TV.

O ÚLTIMO GRANDE HERÓI
Globo, 22h55.    (Last Action Hero). EUA, 1993, 130 min. Direção: John McTiernan. Com Arnold Schwarzenegger, F. Murray Abraham, Art Carney. Tentativa de fazer filme de ação duplicado por reflexão sobre esse gênero, a partir da história de garoto que, por lance de magia, consegue entrar na tela do cinema e participar das aventuras de seu herói. Louve-se a tentativa, mas cuidado com os resultados.

EL CID
CNT/Gazeta, 0h.     (El Cid). EUA, 1961, 184 min. Direção: Anthony Mann. Com Charlton Heston, Sophia Loren, Raf Vallone, Geneviéve Page. No século 11, El Cid põe fim à discórdia entre os nobres espanhóis e prepara a resistência à invasão moura. A história é lindamente filmada por Mann, mas a tela de TV não tem como abrigar a grandeza de seus enquadramentos. Ainda assim, vale ver.

A ARMA NA BOLSA DE BETTY LOU
SBT, 1h30.   (The Gun in Betty Lou's Handbag). EUA, 1992, 88 min. Direção: Allan Moyle. Com Penelope Ann Miller, Eric Thal, William Forsythe. Bibliotecária encontra arma usada em assassinato e, ato contínuo, assume a autoria do crime. Será pelo hábito de mexer com livros? O fato é que ela assume uma vida imaginária, afirma que era amante da vítima etc. Ponto de partida bem superior ao ponto de chegada.

INTERCINE
Globo, 1h45. "Vingança Amarga" (1994, de Stuart Cooper, com Virginia Madsen, Bruce Greenwood) e "A Mulher do Açougueiro" (1991, de Terry Hughes, com Demi Moore, Jeff Daniels) são as opções oferecidas pela emissora para a sessão interativa da noite de hoje.

EXPLOSÃO DO SEXO
Bandeirantes, 2h25.   (Broadcast Bombshells). EUA, 1995, 80 min. Direção: Ernest G. Sauer. Com Amy Lynn Baxter, Debbie Rochon. Uma rival tenta derrubar a âncora de uma emissora de TV aparentemente dedicada ao erotismo, a W-Sex. Como as duas são bonitas e disputadas pelos poderosos da estação, promete-se clima ardente. Ao menos a história promete humor, o que já um progresso em relação aos filmes dessa sessão.

SEM REFÚGIO
Globo, 3h40.    (No Place do Hide). EUA, 1992, 95 min. Direção: Richard Danus. Com Kris Kristoferson, Drew Barrymore, Martin Landau. Policial que investiga assassinato de uma bailarina, em companhia da irmã da própria, topa com crime envolvendo os altos escalões do departamento em que trabalha.

TV PAGA
Pesadelo em torno de um piano

da Redação


"Os Cinco Mil Dedos do Dr. T" (Cinemax, 23h), de Roy Rowland, conta a história de um menino constrangido a aprender a tocar piano.
Mas o que importa, o que é memorável, é a imagem de pesadelo das crianças e crianças, alinhadas, tocando um piano sem fim, como a nos lembrar que tudo que se hipertrofia e adquire importância exagerada é uma distorção das coisas.
Não me lembro de outro filme do diretor, e mesmo a lembrança de "Os Cinco Mil Dedos" é em grande parte vaga (provavelmente não por deficiência do filme). Mas essas imagens que vemos e nunca mais esquecemos são em geral muito preciosas. Não podem se perder. (IA)



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Mulheres gostam da vida e de reverência
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.