São Paulo, quarta-feira, 08 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que é alta definição

da Reportagem Local

"O futuro da televisão." É com essas palavras que os próprios responsáveis pelos testes da TV digital no Brasil, realizado pelo grupo Abert/SET, descrevem a alta definição, uma das aplicações da nova tecnologia.
A alta definição, ao menos formalmente, é considerada "fundamental para os radiodifusores brasileiros na implementação da TV digital".
A descrição de alta definição não poderia ser mais simples: no lugar da imagem e do som irregulares de hoje, a TV passaria a apresentar, na expressão de seus entusiastas, "imagem de cinema" e "som de CD".
Não só imagem, aliás, mas formato de cinema -com tela grande, horizontalizada.
As primeiras transmissões no Brasil foram feitas há dois anos, em circuito fechado.
A Globo chegou a mostrar diversos jogos da última Copa do Mundo, ao vivo, em lugares públicos, para divulgação da TV digital.
Os eventos mais mencionados, para eventual transmissão em alta definição no Brasil, são futebol e Carnaval.
Na TV digital, seja alta definição ou multiprogramação (leia texto ao lado), a imagem é digitalizada, ou seja, transformada em séries que combinam com os dígitos 0 e 1, a linguagem (binária) dos computadores.
Os dados são transmitidos e, só na recepção, sem interferência, decodificados -daí a melhor qualidade.
(NS)


Texto Anterior: Os três padrões da TV digital
Próximo Texto: O que é multiprogramação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.