UOL


São Paulo, sábado, 08 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

TV ABERTA

Algo desanda na adaptação de Richard Brooks

Mergulho em uma Paixão
SBT, 14h.
 
(Wild Hearts Can't Be Broken). EUA, 91, 90 min. Direção: Steve Miner. Com Gabrielle Anwar, Michael Schoeffing. Nos anos 30, uma adolescente foge com uma trupe e luta para realizar seu sonho: tornar-se estrela de um perigoso número circense, em que pula do trampolim junto com seu cavalo para cair num tanque de água.

E Agora, Meu Amor?
Record, 22h15.
  
(Fools Rush In). EUA, 97. Direção: Andy Tennant. Com Matthew Perry, Salma Hayek. Um nova-iorquino conhece em Las Vegas a bela Hayek. Eles transam. Problema: ela fica grávida. O que fazer agora? Em torno da questão girará esta comédia dramática sem grande futuro.

Gata em Teto de Zinco Quente
SBT, 23h45.
   
(Cat on a Hot Tin Roof). EUA, 58, 108 min. Direção: Richard Brooks. Com Elizabeth Taylor, Paul Newman. Filhos voltam à casa para ver pela última vez o pai moribundo. Além de seu pesar, levam na bagagem traição, alcoolismo e muitas discussões. Brooks adaptando Tennessee Williams parece a mistura ideal, mas em algum ponto a coisa desanda um pouco. Ainda assim, um grande programa.

Feitiço de Estrela
SBT, 1h15.
 
(Star Struck). EUA, 94. Direção: Jim Drake. Com Kirk Cameron, Chelsea Noble. Menino e menina de 12 anos se apaixonam em um acampamento de férias. Depois se separam e nunca mais se vêem. Ela se torna atriz famosa. Ao saber que ela vai casar, o jovem, agora homem feito, tem surto regressivo e tenta se aproximar dela. Mas como?

Rio Shannon
SBT, 3h.
 
(Rio Shannon). EUA, 93. Direção: Mimi Leder. Com Blair Brown, Patrick van Horn. Após a morte do marido, viúva decide enfrentar outra adversidade: morar com os filhos numa fazenda abandonada e torná-la produtiva.

Rastro de um Assassino
Globo, 3h45.
  
(Fight for Justice -The Nancy Conn Story). EUA, 95. Direção: Bradford May. Com Marilu Henner, Doug Savant. Cativeiro de um psicopata é descoberto antes que ele possa matar sua vítima. No entanto, ele continuará perseguindo a coitada.

Divas
SBT, 4h45.
 
EUA, 95. Direção: Thomas Carter. Com Khalil Kain, Lisa Carlson. Empresário lidera grupo de quatro cantoras em busca do sucesso na extremamente competitiva indústria do disco. (IA)

Na trilha dos irmãos Lumière

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Em 1995, quando se comemorava o centenário do cinema, 40 cineastas (ou 41, conforme a fonte) toparam o desafio de rodar, cada um, um filme de 52 segundos de duração, com no máximo três planos.
Eles usariam a câmera original dos irmãos Lumière, Louis e Auguste, que entraram para a história como os inventores do cinema. Os filmes não teriam som sincronizado.
Toparam refazer a trajetória dos Lumière, entre outros, cineastas tão distantes entre si quanto Jacques Rivette e Peter Greenaway, tão afastados, no espaço, quanto os americanos David Lynch e Spike Lee, o japonês Kiju Yoshida, a sueca Liv Ullman. O resultado é "Lumière e Cia." (amanhã, 22h15, Telecine Emotion).
Nenhuma homenagem aos Lumière é excessiva, e este é um filme muito falado, mas que não passou nos cinemas brasileiros, provavelmente porque os filmes da maior parte desses realizadores costumam chegar até nós, mas, juntos, os 41 não têm valor de mercado.
Sobretudo porque seus pequenos trabalhos evocarão uma obra descomunalmente desconhecida. E também descomunal. O título de "inventores do cinema" dado aos Lumière talvez seja contestável. Havia uma série de pesquisadores tentando pôr em prática uma idéia que estava no ar.
Mas a beleza dos filmes Lumière é única. Seja as cenas mais conhecidas, como a "Chegada do Trem na Estação Liotat", seja qualquer outra, eram dotadas de um sentido estético profundo e de uma paixão por captar a realidade que deixou traços profundos em tudo o que se faria dali por diante.
Assistir a essa homenagem aos Lumière é obrigatório. No dia em que um canal de TV paga conseguir trazer até nós uma série dos filmes dos Lumière em pessoa, aí veremos um grande -e único- momento do cinema.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.