São Paulo, sábado, 08 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

ANA JANAÍNA

Karime Xavier/Folha Imagem
A violinista Ana Janaína Murakawa, 17, está de partida para estudar música na Bulgária

De Osasco para a Bulgária

Ana Janaína Vitorino Murakawa, 17 anos, está "sempre em busca do sentimento oculto" dos compositores. Sempre, para ela, significa desde os 13 anos, quando entrou no projeto Guri, em Osasco, para aprender violino. "Eu cantava no chuveiro. Então, fui procurar um coral. Daí, pensei em estudar flauta ou violino. Mas sabe quando você ouve o som do violino e pensa: "É justamente isso que eu quero pra mim'?" Quatro anos depois do início dos estudos, Ana se apresentou para a russa Evgenia Maria Popova, numa masterclass em SP, e foi convidada para estudar na Bulgária. Hoje, embarca para o país, onde vai estudar.

 

Ana é de família simples. A mãe "faz bolo para fora". O pai é técnico eletrônico. Em casa, só ela estuda música -e já é cheia de referências: "Meu preferido é o [Jean] Sibelius" ou "A escola búlgara é tradicionalíssima. Tem origem na escola russa. A Popova teve aula com o [Leonid] Kogan, sabe?". Para descansar, ela lê "coisas mais poéticas, como Clarice Lispector".
 

As aulas no conservatório serão em búlgaro. Quando descobriu isso, Ana pesquisou e conseguiu um curso gratuito de oito meses do idioma. Vai viajar com o dinheiro contado (o projeto paga as passagens e o conservatório) e, por isso, não sabe quando poderá ver os pais.

A voz dos empreiteiros
O Sinduscon, sindicato que reúne os empreiteiros de São Paulo, decidiu que a ministra do Turismo, Marta Suplicy, não deve contar com as simpatias do setor caso decida sair candidata à Prefeitura de São Paulo. Na avaliação dos empreiteiros, Marta (PT) concentra os gastos nas grandes empreiteiras e não dá pelota para as pequenas empresas. Já o atual prefeito paulistano, Gilberto Kassab (DEM), é visto como "um político mais democrático": contrata grandes e pequenas.

GRANDE SERTÃO
O grupo de vaqueiros que repetiu, em 2007, o percurso feito em 1952 por Guimarães Rosa no sertão de Minas Gerais vai voltar para a estrada. Fará nova comitiva para comemorar o centenário do escritor, saindo de Três Marias no dia 18 de junho rumo a Cordisburgo, onde deve chegar no dia 27 -data do aniversário do escritor. Quem organiza a viagem é Pedro Fonseca, sobrinho de Manoelzão, que foi personagem de Rosa.

A LOUÇA DA NOIVA
Adriana Feffer, do grupo Suzano, casa-se hoje com André Skaf, filho do presidente da Fiesp, com pratos feitos especialmente para a cerimônia. De porcelana, são brancos com formas geométricas douradas, lembrando um sol. Outra exclusividade: o salão da festa, na rua Peru, no Jardim América, construído por pedreiros que trabalharam de madrugada nas últimas semanas para acabar a obra a tempo.

BOLSA DE MULHER
O Cfemea (Centro Feminista de Estudos e Assessoria) monitorou os dados do Orçamento Mulher, como é chamado o conjunto de programas do governo federal que tem impacto na vida das brasileiras. A verba saltou de R$ 43,35 bilhões, em 2007, para R$ 74,41 bilhões, em 2008, mas o órgão reclama que o valor corresponde a apenas 7,87% dos gastos orçamentários da administração pública. E a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres viu sua participação no orçamento da Presidência, à qual é vinculada, cair de 1,41% para 1,12% do total do dinheiro.

PORTA ABERTA
Ocupado por sem-teto e catadores de lixo, o prédio na esquina das ruas Peixoto Gomide e Oscar Freire, nos Jardins, foi esvaziado na quinta-feira. Segundo Andrea Matarazzo, secretário das Subprefeituras de SP, o proprietário Álvaro Moreira -que era acusado pelos vizinhos de colocar os sem-teto lá para obrigá-los a vender seus apartamentos- foi quem desocupou o prédio.

CHARMOSO E TROPICAL
Jane Birkin, que fará turnê no Brasil, pediu sorvete no café da manhã de terça-feira do hotel Sofitel. Fará "um charmoso e tropical encontro" com jornalistas antes do primeiro show no país, no Bourbon Street.

TUDO VERDE
A cantora Fergie, que se apresenta em show fechado no Via Funchal, no dia 13, fez uma lista de exigências natureba e, digamos, monocromática para o camarim: suco de verduras, chá verde, água de coco verde e uma mesa de vegetais verdes.

ARQUIVO VIVO
A escritora Ilana Casoy reencontrou recentemente os "serial killers" Chico Picadinho e Vampiro de Niterói. Ela colheu novos depoimentos para a reedição do livro "Serial Killers: Made In Brasil", que será lançado pela Ediouro em julho.

NO ALTAR
O casamento de Marina Morena e Fernando Torquatto terá dez casais de padrinhos, quase todos famosos -mas não há programação para que subam ao palco para fazer shows durante a cerimônia. Na lista de padrinhos, estão Flora e Gilberto Gil, Preta e Zé Pedro, Wanessa Camargo e Marcus Buaiz, Marcelo Sebá e Cléo Pires.

CURTO-CIRCUITO

O LIVRO "O GUIA DAS CURIOSAS", de Marcelo Duarte e Inês de astro, tem lançamento hoje, na livraria Saraiva do Morumbi.
GUILHERME TOSETTO promove e discoteca na festa I Used to Be Famous, hoje, no bar Santa Augusta, a partir das 22h30.
O FILÓSOFO Luis Felipe Pondé dá início hoje ao curso "Mal-Estar na Pós-Modernidade", às 11h, na Escola São Paulo.
A BANDA OS BASTIDORES lança amanhã o CD "Discos de Vinil e Fitas", a partir das 17h, no Dimitri Bar, no Bixiga.
CESAR GIOBBI estréia hoje o programa "Grandes Fazendas", no Canal Rural. Ele mostra a histórica Fazenda Pinhal, em São Carlos, ao lado de Sofia e Helena Carvalhosa.
A CANTORA MAUDE SALAZAR se apresenta amanhã no Clube A Hebraica, a partir do meio-dia. A entrada é gratuita.
LEILA PINHEIRO abre a programação de 2008 do projeto "Piano na Praça" hoje, às 16h, na praça dom José Gaspar.

com MARIO CESAR CARVALHO(interino) e AUDREY FURLANETO, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO

Texto Anterior: Saiba mais: Escritor viu fenômeno, diz Wisnik
Próximo Texto: Livros - Crítica /"Histórias para Ler sem Pressa": Textos irreverentes destacam a sabedoria da tradição árabe
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.