São Paulo, terça-feira, 08 de abril de 2008

Texto Anterior | Índice

Respeito ao fuso na TV começa com confusão

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

As TVs estão desde ontem obrigadas a respeitar os fusos horários na programação em todo o país. Isso significa, por exemplo, que a novela "Duas Caras" (Globo), para maiores de 14 anos, liberada só a partir das 21h, não poderia mais ir ao ar mais cedo em sete Estados que têm o horário atrasado em relação ao de Brasília.
A regra foi estipulada em portaria do Ministério da Justiça de julho passado. O governo deu 180 dias para que as TVs se adequassem. Em janeiro, ampliou em 90 dias o prazo, que expirou no último domingo.
A Globo, contudo, cumprirá a regra só a partir de hoje. Os Estados com uma hora a menos que Brasília terão mudanças na ordem de exibição dos programas (a novela das sete, por exemplo, irá ao ar após o "Jornal Nacional", e provisoriamente os jogos das quartas não irão ao ar ao vivo, mas em compacto antes do "Jornal da Globo"). No Acre, toda a programação será gravada e veiculada com duas horas de atraso.
Antes de a Globo divulgar comunicado oficial, a TV Morena, por exemplo, retransmissora de Campo Grande (uma hora a menos que Brasília), havia dito à Folha que só cumpriria a regra a partir de amanhã.
O presidente da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Daniel Pimentel Slaviero, disse que as emissoras estariam prontas para cumprir a determinação a partir de hoje. Ao ser informado pela Folha de que a regra já valia ontem, afirmou ter se confundido. "Essa medida é inconstitucional e inócua, porque as famílias vão comprar parabólicas para acompanhar os horários nacionais. Mas vamos cumpri-la", disse.
O secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr., disse que as TVs que não respeitarem o fuso serão acionadas na Justiça. "A sociedade ajudará a fiscalizar." Ele não explicou de que forma a pasta irá monitorar as emissoras locais.
O SBT afirmou que mudaria o horário da novela "Lalola"; a Band, que exibiria um filme livre, às quintas, nos Estados com fusos diferentes. A Record e a Rede TV! não responderam.


Colaborou a Agência Folha


Texto Anterior: Música: Pavarotti dublou apresentação, afirma maestro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.