São Paulo, quarta-feira, 08 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - daniel.castro@grupofolha.com.br

Giulia Setembrino/Revista "Tpm"
ERIKA MADER MORDE A MAÇÃ
Nova apresentadora do "Lugar Incomum" (Multishow), Erika Mader dá dicas sobre Nova York, onde mora atualmente, em reportagem na revista "Tpm" deste mês

TV digital no celular vai explodir, diz Globo

A Globo trabalha com a perspectiva de uma explosão nos próximos meses do uso do telefone celular para sintonizar TV digital aberta gratuita.
Segundo um alto executivo da emissora, em maio chegarão ao mercado celulares receptores de TV digital a cerca de R$ 300. No início deste ano, aparelhos com esse dispositivo custavam de R$ 700 a R$ 1.200.
A Globo aposta em uma popularização do celular com TV, o que alavancaria a TV digital brasileira até a Copa de 2010.
Isso justifica os investimentos que a Globo e suas afiliadas vêm fazendo na nova tecnologia. Até o final do ano, a Globo terá sinal digital em 30 cidades ou regiões metropolitanas, que cobrem cerca de 60% dos domicílios brasileiros. A próxima a ter TV digital será Brasília. Lá, a Globo está improvisando uma antena numa torre de uma empresa de energia elétrica, porque a torre a ser compartilhada por todas as redes só deverá ficar pronta em 2010.
Para a Globo, a compra de televisores digitais de alta definição só deve deslanchar em 2012. Hoje, estima-se em apenas 100 mil aparelhos desses em uso no país. As explicações são muitas: o preço ainda é alto, muita gente comprou TV de LCD analógica há pouco tempo, falta de interesse da indústria em estimular a compra de TV de alta definição e até boicote das lojas na venda de caixas que convertem o sinal digital para televisores analógicos.

CRISE?
O faturamento da Globo cresceu 12% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2008. Mas a emissora continua trabalhando com a previsão de crescimento de 5% ou 6% no ano. Avalia que este segundo trimestre será o mais difícil.

RECEITA
A Globo atribui o resultado não apenas ao bom desempenho comercial de "BBB 9". Diz que o varejo anunciou mais. E que, em crises, o anunciante tende a concentrar verbas nos veículos líderes.

ARMA SECRETA
Não deu certo a estratégia do SBT de reestrear "Dona Beija" em sigilo. A novela rendeu só 4,5 pontos na segunda, apenas dois décimos a mais do que a emissora dava no horário.

MAIS CABO 1
O Brasil fechou 2008 com 6,250 milhões de domicílios assinantes de TV paga, segundo relatório da PTS, empresa que monitora o setor. Em São Paulo, já há TV por assinatura em 21% das casas, dois pontos percentuais a mais que em 2007.

MAIS CABO 2
Brasília e Belo Horizonte, com 18% de domicílios com TV paga, são as capitais com maior penetração, depois de SP.

CAIU NA REDE
O GP da Malásia de F1 fez a alegria de internautas que se divertem com falhas da Globo. Menos de duas horas após a corrida, já estava no YouTube vídeo que mostrava que Galvão Bueno fizera a narração no estúdio do "Globo Rural", em SP. A imagem foi ao ar acidentalmente durante a transmissão.


Texto Anterior: José Simão: Páscoa! Tô devendo até os ovos!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.