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FILMES
TV ABERTA
Cineasta investiga suas origens em "33"
Top Dog - Uma Dupla Animal
Globo, 16h20.
(Top Dog). EUA, 1995, 93 min. Direção:
Aaron Norris. Com Chuck Norris, Erik von
Detten. Norris é convidado a ter um
cachorro como parceiro quando tem de
combater terroristas em San Diego,
Califórnia. Problema: o cachorro revela-se bem mais esperto do que Chuck.
33
Cultura, 21h.
Brasil, 2004. Direção: Kiko Goifman. Aos
33 anos, um cineasta parte, durante 33
dias, em busca de sua mãe verdadeira,
lançando mão de todos os recursos à sua
disposição. O filme original tem 75 min. e
conseguiu uma repercussão
considerável. A TV Cultura resolveu
mostrar uma versão retalhada, de 55
min. Parece gozação, mas é a sério.
O Médico e o Monstro
Record, 22h45.
(Dr. Jeckyll & Mr. Hyde). Canadá/
Austrália, 1999, 94 min. Direção: Colin
Budds. Com: Adam Baldwin, Steve
Bastoni. A conhecida história do médico
que, após descobrir uma fórmula, torna-se um monstro, aqui em versão com
artes marciais. Feito para TV.
Caminhando nas Nuvens
Globo, 23h10.
(A Walk in the Clouds). EUA, 1995, 103
min. Direção: Alfonso Arau. Com Keanu
Reeves, Aitana Sanchrez-Gijon, Anthony
Quinn, Giancarlo Giannini. Após seu
sucesso em "Como Água para Chocolate"
(1993), o mexicano Arau deslocou-se
para os EUA, para contar a história de
veterano da Segunda Guerra que,
voltando para casa, volta também para
um casamento desajustado. Põe o pé na
estrada e sai em busca de seu destino, o
que inclui uma jovem com quem cruza.
Mães em Luta
SBT, 23h45.
(Some Mother's Son). Irlanda, EUA, 1996,
112 min. Direção: Terry George. Com
Helen Mirren, Fionnula Flanagan. Em
1981, prisioneiros irlandeses iniciam
greve de fome para protestar contra as
regras impostas pelos ingleses. Um
grupo de mães apóia a ação dos
prisioneiros. Mas haverá sérias decisões a
tomar ao longo do processo. Inédito.
Triângulo Amoroso
Bandeirantes,1h.
(Lover's Leap). EUA, 1995, 90 min.
Direção: Toby Philips. Com Carrie
Westcott, Moe Justini. Viúvo deixa de
sofrer quando começa romance com
garota estonteante. Descobrirá em
seguida que ela era namorada de seu
filho. E o drama recomeça.
Cuidado com as Baixinhas
SBT, 2h.
(National Lampoon Attack of the 5'2"
Women). EUA, 1994. Direção: Richard
Wenk. Com Julie Brown, Khrystine Haje.
Duas histórias de mulheres baixinhas. A
primeira é uma patinadora também
gordinha que contrata um trapalhão
para matar a rival. A segunda é uma
mulher frígida que decide, certo dia,
cortar o pênis do marido, por achar que
ele andava saindo com outra mulher.
Jogo de Assassinos
Globo, 3h.
(Mean Guns). EUA, 1996. Direção: Albert
Pyun. Com Christopher Lambert, Ice-T.
Uma centena de supercriminosos vão se
matar no interior de uma prisão. Três
sobrarão e levarão uma bolada. Não dá.
Rodeio da Vida
SBT, 3h30.
(Blue Rodeo). EUA, 1996. Direção: Peter
Werner. Com Ann-Margret, Kris
Kristofferson. Homem rústico, porém
cheio de humor, ajuda mãe a se
reaproximar do filho, que se afastara
dela por conta do acidente que o tornou
surdo e pelo qual responsabilizava a mãe
(que na época vivia às turras com o pai).
Feito para TV. Só para São Paulo.
A Grande Jogada
SBT, 5h15.
(The Last Home Run). EUA, 1995, 93 min.
Direção: Bob Gosse. Com Thomas Guiry,
Seymour Cassel, Danielle Comerford.
Velhinha comove-se com a tristeza de
um companheiro de asilo, que sofre com
o fato de não poder mais jogar beisebol,
por conta da idade. Ela mexe os
pauzinhos com um místico japonês para
que, por quatro dias, o velhinho volte a
ser criança. Só para São Paulo.
(IA)
TV PAGA
O moralista Clint Eastwood paga suas dívidas
INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA
A duplicidade é uma figura
freqüente nos filmes de Clint
Eastwood. Para um homem ser
bom deve, primeiro, tratar uma
dura batalha interior contra um
ser perverso.
Pode-se invocar o pistoleiro de
"Os Imperdoáveis" como exemplo mais claro, mas está longe de
ser o único caso. Em "Dívida de
Sangue", algo semelhante acontece: Clint faz McCaleb, policial que
ganhou uma segunda vida graças
a um transplante cardíaco.
Ele recebeu o coração de uma
mulher assassinada. Agora, a irmã dessa mulher vem apresentar
a fatura por essa segunda vida:
quer que McCaleb encontre o "serial killer" que matou a irmã.
As coisas nunca são fáceis com
"serial killers". O pior é que eles
gostam de ser brincalhões. Este,
por exemplo, vai deixando pistas
para o policial. Mas serão mesmo
pistas ou a teia que vai formando
uma armadilha?
É com isso que o homem terá de
se entender. Tem uma segunda
vida e precisa combater o seu duplo. Nem toda duplicidade é evidente como as de "Van Helsing",
por exemplo, ou mesmo a de "Os
Imperdoáveis". Esta aqui é mais
secreta, quase abstrata -o que
talvez não tenha ajudado muito
no reconhecimento do filme.
A segunda vida é menos palpável do que em outros filmes de
Clint. Ela é, por assim dizer, uma
questão de consciência, e assim é
vivenciada pelo personagem.
Entra aqui um fator que irrita
tremendamente alguns fãs de cinema: Clint Eastwood é um moralista. Talvez nem sempre bem e
mal sejam instâncias muito claramente discerníveis, mas elas existem, e seus personagens passam
boa parte do filme a lidar com isso. Talvez seja mesmo mais fácil
confrontar-se aos inúmeros cínicos da moda, como Quentin Tarantino, do que escutar esse velho
tio rabugento a nos lembrar de
certo e errado. Mas ele está lá, tão
incômodo quanto sólido.
DÍVIDA DE SANGUE. Quando: hoje, às
21h, na HBO.
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