São Paulo, domingo, 08 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sem medo, jornalistas encaram dieta na TV

No "Fantástico", Zeca Camargo e Renata Ceribelli vivem "BBB" do peso

Sucesso entre o público, programas "diet" devem ter vida longa na TV; só no GNT há quatro atualmente no ar

SAMIA MAZZUCCO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quando alguém aparece na TV, diz-se que aparenta cinco quilos a mais. Com as telas planas, que "achatam", e a imagem em alta definição, o ponteiro da balança parece subir ainda mais.
De olho em quem foi além da lenda e do HD, a própria TV está criando seu spa.
Vide o sucesso do quadro "Medida Certa", que estreou no dia 3 de abril, no "Fantástico" (Globo) e pretende "reprogramar o corpo" dos apresentadores Zeca Camargo, 48, e Renata Ceribelli, 46.
No último domingo, durante os 13 minutos em que o reality ficou no ar, a média de audiência do programa subiu de 23 para 25 pontos (cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande SP).
A supervisão é de Márcio Atalla, preparador físico e idealizador do quadro, que acompanha os 90 dias da saga contra a fita métrica em que a dupla segue uma rotina de exercícios e dieta.
Os quilos perdidos, porém, eles não revelam. Zeca, que começou o programa com 111,4 quilos, diz ter ultrapassado metade dos oito centímetros de cintura que deve perder. Renata, que engordou dez quilos em 12 anos de "Fantástico", só diz que diminuiu "dois furos no cinto".
Com câmeras que os acompanham até na cozinha de casa, a repercussão da dieta em rede nacional às vezes espanta, mas também incentiva. "No buffet de um casamento, a fila parou para me olhar", diz Renata.
Zeca encarou piada até no avião. "A aeromoça disse que não sabia se teria um café da manhã adequado", conta.
Para os dois, a experiência está mostrando que, mesmo com a rotina agitada de quem trabalha na TV, é possível controlar a boca.
E a vergonha de mostrar as gordurinhas na TV? "É um susto. A autoestima tem de estar lá em cima", diz Renata.
Há que considerar que os anos pesam para todos.
Que o diga André Marques, 31, apresentador do "Vídeo Show" (Globo). Ele diz ter perdido as contas de quanto engordou e emagreceu desde 1995, quando era ator na novela teen "Malhação" (Globo). Para ele, o trabalho na TV não é desculpa para o excesso. "Se a pessoa estiver focada no que quer, nenhum trabalho engorda."
Para Emílio Surita, à frente da turma do "Pânico" (Rede TV!) desde 2003, trabalhar na TV engorda, sim, principalmente pela ansiedade.
"Acho que a tela engorda mais do que ao vivo", diz, rindo, Edu Guedes, 36, que também ganhou notórios quilinhos desde 2005, na estreia do "Hoje em Dia" (Record).

BALANÇA
O investimento em programas com foco em emagrecimento não chega a ser novidade na TV. Só no GNT há quatro no ar: "Alternativa Saúde", "Você É o que Você Come", "Perdas e Ganhos" e "Noivas Fora de Forma".
E a avalanche da grade "diet" não deve parar por aí. "O assunto está mais em pauta à medida que a preocupação com a saúde cresce", diz Tiago Worcman, gerente de programação do GNT.
No "Fantástico", há quem sonhe com uma nova temporada do "Medida Certa". "Se o Ronaldo e o Adriano toparem, quem sabe?", brinca Frederico Neves, coordenador de quadros da atração.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.