São Paulo, domingo, 08 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Game of Thrones" coroa era dos épicos

Série que estreia hoje na HBO se une a ao menos outras três do mesmo gênero que vão ao ar neste ano no Brasil

Disputa de famílias pelo trono em mundo fictício movimenta produção com clima de "O Senhor dos Anéis"

CLARICE CARDOSO
DE SÃO PAULO

É tempo de lutas de espada, discursos de honra, cabeças decepadas e cavalheiros sangrentos na TV. Com a estreia de "Game of Thrones" hoje, na HBO, os canais pagos brasileiros receberão neste ano ao menos quatro séries com estilo de épico e megaproduções (leia mais no quadro ao lado).
"Game of Thrones", que tem cenários grandiosos, gravados em grande parte na Irlanda e em Malta, leva para a TV um universo comparável ao de "O Senhor dos Anéis" -um dos protagonistas, Sean Bean, será logo reconhecido pelos fãs como o Boromir da saga do cinema.
Entre batalhas, cenas de sexo e traições, criaturas mágicas e estações que duram anos dão o tom de fantasia na história em que o trono dos sete reinos de Westeros é objeto de disputas sangrentas.
Destacam-se as famílias Stark e Lannister, que compõem um intricado e interessante jogo político.
Com produção de David Benioff (que trabalhou em "Troia"), o inteligente roteiro é baseado na série "As Crônicas de Gelo e Fogo", de George R. R. Martin, que já teve dois títulos publicados no Brasil pela Leya: "A Guerra dos Tronos" (592 págs., R$ 49,90), "A Fúria dos Reis" (656 págs., R$ 49,90).

VIDA E MORTE
Além de compartilhar com "Game" os visuais elaborados e certa nudez despudorada, "Spartacus" recupera o estilo "espada e sandália" e, como em "Roma", volta aos romanos para retratar gladiadores em ascensão.
No segundo ano, no ar no Globosat HD, o protagonista Gannicus (Dustin Clare) brinca com a vida e a morte em batalhas bem coreografadas em câmera lenta.
Já "Camelot", que tem sua estreia prevista para julho no mesmo canal, enfoca a mítica corte do Rei Arthur e de seu fiel mentor Merlin.
Com Joseph Fiennes e Eva Green no elenco, a série começará com a morte do rei Uther e, diante da previsão de tempos sombrios, o mago (Fiennes) designando o jovem Arthur (Jamie Campbell Bower) como sucessor.
As forças sobrenaturais voltarão a aparecer também graças à antagonista, a meia-irmã de Arthur, Morgan (Green), que fará de tudo para chegar ao poder.

HISTÓRIA
E, na tendência, que inclui também romances históricos, como "The Tudors", está prevista para o segundo semestre a estreia de "The Borgias", no TCM.
As estrelas, aqui, são o criador, Neil Jordan, que ganhou o Oscar por "Traídos pelo Desejo" (1992), e o ator Jeremy Irons, que interpreta Rodrigo Borgia em campanha para se tornar papa.


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Vanessa vê TV: O inverno está chegando
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.