São Paulo, sexta, 8 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cida canta o cinema brasileiro

da Sucursal do Rio

A cantora Cida Moreira faz uma homenagem ao cinema brasileiro apresentando, no Café-Teatro Arena, o show "Na Trilha do Cinema", em que reúne 25 sucessos musicais de filmes como "Bye Bye, Brasil" (de Cacá Diegues) e "O Ébrio" (de Gilda de Abreu).
Morando em São Paulo e já tendo realizado uma turnê nacional com esse show, Cida Moreira mostra pela primeira vez no Rio o resultado de "Na Trilha do Cinema", que em maio do ano passado acabou virando um CD.
Segundo ela, o show "apareceu quase que por acaso", quando, em 1996, foi convidada a apresentar um espetáculo em homenagem ao aniversário de cem anos do cinema, em que cantou 12 músicas.
Cida afirma que achou essa idéia "maravilhosa" e partiu para uma ampla pesquisa, garimpando, para um futuro show, 60 canções de filmes nacionais. O maestro Gil Reyes ajudou-a a fazer uma seleção dessas músicas.
A cantora diz que optou por escolher uma canção emblemática de cada gênero musical, "para contar a história estética da música brasileira". Montou um show com samba, seresta, bolero, bossa nova, música nordestina etc.
"Resolvi escolher as canções com as quais mais me identificava, me propondo inclusive a cantar músicas que adoro e que jamais havia pensado em cantar", afirma.
Para Cida, as trilhas sonoras de filmes nacionais formam "um universo musical extraordinário". Músicas de compositores como Chico Buarque, Tom Jobim, Vicente Celestino e Sérgio Ricardo foram incluídas no show.
Do filme "Deus e o Diabo na Terra do Sol", de Glauber Rocha, ela canta o repente "Perseguição", de Ricardo. De "Tristeza do Jeca", de Mazzaropi, interpreta a música caipira homônima, de Angelino de Oliveira.
De Chico Buarque, Cida Moreira apresenta três músicas: "Bye Bye, Brasil", "À Flor da Pele" (de "Dona Flor e Seus Dois Maridos", de Bruno Barreto) e "A Volta do Malandro" (de "A Ópera do Malandro", de Ruy Guerra).

Show: Na Trilha do Cinema
Artista: Cida Moreira
Onde: Café-Teatro Arena (r. Siqueira Campos, 143, Copacabana, zona sul, tel. 021/235-5348)
Quando: hoje e sábado, às 21h; domingo, às 19h30
Quanto: R$ 20 (hoje e domingo) e R$ 25 (sábado)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.