São Paulo, sexta-feira, 08 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Rede Globo muda linha editorial do "Jornal Hoje"

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

No ar há 30 anos, o "Jornal Hoje", telejornal vespertino da Globo, vai mudar sua linha editorial a partir de julho. Passará a ter dois âncoras, Carlos Nascimento e Carla Vilhena, e ficará "informal e desconversado", em novo cenário, segundo Amaury Soares, diretor da Central Globo de Jornalismo em São Paulo.
O "Jornal Hoje" ficará mais parecido com o "SP TV", com âncoras interagindo com repórteres e comentaristas. Sua duração, sem contar os intervalos, passará de 19 para 28 minutos.
O telejornal vai manter o noticiário nacional e internacional, mas investirá em mais reportagens voltadas para crianças, adolescentes e donas-de-casa. Há 30 anos, inicialmente apenas no Rio, o "Jornal Hoje" era uma "revista" com ênfase em cultura.
As mudanças são uma ofensiva da Globo para tentar melhorar a audiência do telejornal, que vem empatando em 13 pontos no Ibope com "Os Simpsons", do SBT.
Já na próxima semana, o jornalista Carlos Nascimento deixa o cargo de editor-chefe do "Hoje". Marco Antônio Rodrigues assume a vaga. Patrícia Poeta será efetivada como co-apresentadora do "SP TV", e Mariana Godoy, do "Bom Dia São Paulo".

OUTRO CANAL

Organograma 1
Marluce Dias da Silva, diretora-geral da TV Globo, convocou reunião hoje com todos os diretores de núcleo da emissora. Deve anunciar um novo cargo para Mário Lúcio Vaz, diretor da Central Globo de Controle de Qualidade.

Organograma 2
A expectativa é de que Vaz assuma formalmente todo o controle artístico da emissora. Os diretores de núcleo passariam a consultá-lo para qualquer decisão. Vaz ameaçava deixar a Globo caso não fosse promovido.

Cola
Na TV nada se cria, tudo se copia: o "Superpositivo", da Band, "inventou" um quadro, o "A Feiticeira e o Cinderelo", inspirado no "original" de Netinho de Paula, "A Princesa e o Plebeu", da Record. Trata-se de cópia da cópia. No "Sábado Show", da Rede TV!", já existe uma "sátira", o "A Princesa que Bebeu".

Crise
Em busca de mais anunciantes, a Globo está agora oferecendo comerciais de dez segundos em todos os seus programas de rede, menos no "Esporte Espetacular".

Decisão
Fausto Silva não vai tirar férias em julho. E seu programa não volta mais para São Paulo.


E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Vou pra Minas! Pedir asilo elétrico!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.