São Paulo, sexta-feira, 08 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção Folha destaca Gauguin em volume que sai no domingo

Leitor compra edição da Folha na banca e, com mais R$ 12,90, adquire o livro

DA REPORTAGEM LOCAL

As relações de amizade entre artistas costumam ser produtivas. Às vezes, inspiradas numa forte rivalidade, elas podem servir de motor à elaboração de obras significativas, como foi o caso de "Les Demoiselles d'Avignon" (1907), uma das obras-primas de Picasso, que costuma ser apontada como uma resposta a "Alegria de Viver" (1905-6), de Matisse, que por sua vez faria sua tréplica com "O Ateliê Vermelho" (1911).
Nenhuma amizade, contudo, ganhou ares tão dramáticos como a que existiu entre Van Gogh e Gauguin, artista que é tema do próximo volume a chegar nas bancas com a Coleção Folha Grandes Mestres da Pintura. A relação é um dos destaques da publicação.
Paul Gauguin e os irmãos Van Gogh, Theo e Vincent, se conheceram em Paris, em 1886. Theo passou a ser o marchand de Gauguin, salvando-o de uma crise financeira. Comprando toda sua obra, aliás, Theo motivou Gauguin a se transferir para Arles, onde Vincent já vivia um tanto solitário, dando início a uma história lendária.
Foram apenas dois meses, de outubro a dezembro de 1888, mas de grande intensidade. Às vésperas do Natal, dia 23 de dezembro, uma briga entre eles culminou com uma tentativa de agressão de Van Gogh a Gauguin com uma lâmina de barbear. No dia seguinte, o próprio Van Gogh foi encontrado com parte de sua orelha decepada.
Gauguin avalia assim o período: "Quando cheguei a Arles, Vincent estava em busca de si mesmo, enquanto eu, muito mais maduro, já era um homem realizado. Tenho consciência de que fui útil a ele. Ainda assim, devo a Vincent a consolidação de minhas idéias pictóricas anteriores".


Texto Anterior: Celebridade: Paris Hilton sai da cadeia e será "vigiada" por tornozeleira
Próximo Texto: Música - Crítica/erudito: Com Osesp, composições de Guarnieri ganham CD triplo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.