São Paulo, quinta-feira, 08 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros dizem sim a Hollywood

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, promotora do Oscar, anunciou que quer os brasileiros Fernando Meirelles (diretor), Bráulio Mantovani (roteirista), Daniel Rezende (montador) e Carlos Saldanha (animador) como sócios.
Eles integram a lista dos 127 nomes que serão convidados neste ano a entrar para o clube, cujo presidente, Frank Pierson, diz querer tornar cada vez mais seleto, em texto divulgado no site do Oscar (www.oscars.org).
Redução do número de convites e maior rigor em seus critérios são citados por Pierson, na "dramática mudança do processo de seleção", que objetiva "tornar a Academia tão notável quanto possível, nos próximos 20 anos".
"Ainda não recebi o convite oficial, mas é claro que vou aceitar", diz Mantovani, que concorreu ao Oscar 2004 de melhor roteiro adaptado com "Cidade de Deus".
"É uma honra muito grande. Só estou esperando a carta de Pierson para confirmar", diz Saldanha, que disputou o último Oscar com a animação "Gone Nutty".
Radicado em Nova York, Saldanha aponta vantagens de ser membro da Academia: "Participar dos eventos relacionados com a indústria cinematográfica, como mostras especiais de filmes, e poder votar para o Oscar".
Entre os deveres dos sócios, está o pagamento de uma contribuição anual de US$ 250 (R$ 760).
Pelas regras da Academia, os indicados ao Oscar devem ser obrigatoriamente apreciados pelos comitês de seleção de novos membros, mas não necessariamente convidados.
No Oscar 2004, "Cidade de Deus" concorreu também na categoria melhor fotografia (César Charlone), além das indicações de Meirelles, Mantovani e Rezende.
Filmando no Quênia a produção internacional "The Constant Gardener" ("O Jardineiro Fiel"), Meirelles não foi localizado para responder se aceitará o convite, assim como Rezende, que monta "The Dark Water", novo filme internacional de Walter Salles.
A assessoria de comunicação da Academia diz não saber informar quantos são atualmente seus sócios brasileiros, porque "não mantém perfis dos associados".
É certo que há pelo menos um cineasta do Brasil entre os sócios -Hector Babenco, indicado ao Oscar de melhor diretor por "O Beijo da Mulher Aranha" (1985).
Com os brasileiros na lista de convidados estão as norte-americanas Sofia Coppola e Scarlett Johansson, diretora e atriz de "Encontros e Desencontros", o ator Sean Penn ("Sobre Meninos e Lobos"), a atriz francesa Audrey Tautou ("Coisas Belas e Sujas") e a australiana Keisha Castle-Hughes ("Encantadora de Baleias").


Texto Anterior: Cinema: Ministério Público investiga contas do Festival de Gramado
Próximo Texto: Panorâmica - Eletrônica: DJ Lenny Dee toca em festa em SP hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.