São Paulo, quinta-feira, 08 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evento homenageia Guimarães Rosa

DO ENVIADO A PARATI

A Festa Literária Internacional de Parati começou com uma "moção de aplausos". É, esse é o nome da honraria que a Prefeitura de Parati armou para João Guimarães Rosa, o escritor que a Flip adotou neste ano como seu homenageado.
O prefeito da cidade entregou uma placa oficializando a "moção" para Vilma Guimarães Rosa, filha do autor de "Grande Sertão: Veredas" e primeira conferencista da festa literária deste ano.
Com pouco mais de um terço dos lugares da espaçosa Tenda dos Autores ocupada, em parte por um extenso grupo de familiares rosianos, a também escritora fez um depoimento de quase duas horas orientado pela bússola do extremamente pessoal e familiar.
Vilma Guimarães Rosa lembrou como o menino Joãozito gostava de empadinhas e garrafas de limonadas, de como certa feita saudou um agrupamento de diplomatas japoneses em perfeito japonês e revelou que seu primeiro banho foi o das lágrimas do pai sobre ela de alegria com seu nascimento (nos dois últimos momentos, a fala foi interrompida por aplausos do bloco de familiares).
Com traje laranja e chapéu abóbora decorado por guirlanda de flores amareladas, a escritora foi pródiga nos adjetivos distribuídos ao pai, "gênio maravilhosamente humano".
Falou "em caráter transoceânico", na "consciente fixação de seu devotamento ao trabalho", no pai "severo quando a vinha impunha". A filha lembrou ainda o amor de Guimarães Rosa pela natureza e pelos animais, seu gosto pelo esporte ("centroavante do time de futebol do colégio"), de como ele demonstrava entusiasmo pelos escritos da filha.
Pontuou sua fala com expressões à Rosa, como "saudadear". Trouxe saudades do pai. Como dizia Riobaldo, personagem da obra maior de Rosa, pai, "contar é muito, muito dificultoso".
Davi Arrigucci Jr., crítico que sabe contar esse "muito dificultoso", falou em seguida. Sua "aula inaugural" começou no final da tarde de ontem e teria como sucessor o show ancorado na tenda em frente à Igreja Matriz, com Caetano Veloso, Arnaldo Antunes e Arto Lindsay, entre outros.
(CEM)


Texto Anterior: Invasão literária ocupa ruas de Parati
Próximo Texto: Flipetas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.