São Paulo, quarta-feira, 08 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Descolados" mira rito de passagem dos jovens

Primeira série da MTV feita com leis de incentivo estreia na próxima terça

Criador diz que quis traduzir momento de "muito vigor e pouca prática, que propicia muitos acidentes" até alcançar a maturidade

LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

No princípio, era um pufe. O almofadão é o único objeto no apartamento que vai reunir Lud (Renata Gaspar), Teco (Thiago Pinheiro) e Felipe (Marcelo Lourençon), jovens que representam a transição para o início da vida adulta. Aos poucos, a casa vai ganhando elementos, como uma porta que serve de mesa de jantar ou um jumento de pelúcia. "Descolados", série da Mixer em coprodução com a MTV que estreia no dia 14, enfoca uma história de mudança para cada personagem, porque, como diz o criador, Luca Paiva Mello, "hoje não tem um padrão para viver essa fase". Ele diz que resolveu mudar de universo após três anos fazendo uma série sobre mães ("Mothern", exibida no GNT). "Esse é um momento fértil, de muita vontade e pouca experiência, muito vigor e pouca prática, que propicia muitos acidentes. É um rito de passagem, em que a pessoa vai deixar de ser o mais velho entre os mais novos e passar a ser o mais novo entre os mais velhos." Lud termina a faculdade e sai da casa dos pais. Quer autonomia. O modelo Felipe é abandonado pela namorada. Quer deixar de fazer comerciais com iglus. Teco foi deportado de Londres por causa de um baseado. Quer esconder a verdade dos pais, que moram em Bauru. Para falar com a moçada, Mello e o roteirista Rodrigo Castilho fizeram leituras e reuniões quinzenais com jovens durante a produção. "Quando finalizamos o roteiro, ele já tomou tanta bordoada que está redondo, com a gíria falada na rua." Ao todo, a série, de 13 episódios de 30 minutos, custou R$ 3 milhões. Cerca de R$ 2,2 milhões foram bancados pela Lei do Audiovisual, com dinheiro captado com investidores que deduzirão os recursos do Imposto de Renda. Cris Lobo, 42, diretora de programação da MTV, explica: "Fazer ficção nacional dá muito mais trabalho e é mais caro. Foi o jeito que encontramos de viabilizar a série em um ano de crise". A segunda temporada já está sendo rascunhada. "Não tenho muita dúvida de que a gente vai fazer", diz Cris Lobo. "É tão difícil conseguir pegar esse público de 20 a 24 anos que há ainda muita brecha de programas para serem produzidos."


DESCOLADOS
Quando: estreia dia 14; ter., às 23h30 (sáb., à 1h15, e dom., às 23h), na MTV
Classificação: não indicado a menores de 16 anos




Texto Anterior: Crítica/ "Aline Calixto": CD une tradição mineira a sambas de roda e gafieira
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.