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CRÍTICA DOCUMENTÁRIO
Filme explora vocação midiática de jogador
Dirigido por Kusturica, "Maradona" retrata o astro do futebol como um ator de talento para humor e tragédia
RICARDO CALIL
CRÍTICO DA FOLHA
A discussão sobre o melhor jogador da história rende conversas intermináveis e
inconclusivas. Mas, depois
da Copa 2010 e do documentário "Maradona" (2008),
não restam dúvidas: o argentino é, ao mesmo tempo, o
melhor personagem e o melhor ator do futebol.
Dirigido pelo sérvio Emir
Kusturica ("Quando Papai
Saiu em Viagem de Negócios", "Underground - Mentiras da Guerra"), o filme revela um homem muito mais articulado e reflexivo do que
faz supor a imagem folclórica
cristalizada em torno dele.
Mais do que isso: deixa entrever um intérprete com perfeita noção da presença das
câmeras, de seu talento para
o espetáculo, de sua vocação
para o humor e a tragédia
(com exceção dos momentos
em que as drogas lhe roubam
a consciência).
Isso fica patente tanto nas
imagens de arquivo, que
mostram um Maradona moleque afirmando que seu
maior desejo é ganhar uma
Copa do Mundo, quanto nas
entrevistas do cineasta com o
futebolista, em que este se
assume como um ator.
No título original, o filme
se chama "Maradona by Kusturica". Na prática, isso significa que o diretor é também
uma das estrelas do documentário e aparece quase
tanto quanto o seu personagem principal.
Em alguns momentos, essa opção atrapalha o filme: a
comparação entre passagens
da vida de Maradona e cenas
de filmes de Kusturica é artificial, quase narcísica.
Por outro lado, o caráter
expansivo e meio falastrão
do cineasta ajuda a deixar o
jogador mais à vontade. É um
encontro de semelhantes,
embora o gênio de Maradona
à frente da câmera seja maior
que o de Kusturica atrás dela.
MARADONA
DISTRIBUIDORA Europa Filmes
QUANTO somente locação
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
JOSÉ SIMÃO
O colunista é publicado no
caderno Copa 2010
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