São Paulo, sexta-feira, 08 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA COMÉDIA

Exemplar de globochanchada repisa padrão de assepsia estética

RICARDO CALIL
CRÍTICO DA FOLHA

"Cilada.com" chega aos cinemas para confirmar a noção de que existe uma tendência hegemônica no cinema brasileiro deste início de século 21: a comédia de costumes derivada da televisão, seja em termos de produção, estética ou espírito.
É a globochanchada, como bem batizou o diretor Guilherme de Almeida Prado, em referência ao fato de a maioria estar associada à marca Globo Filmes.
São produtos como "Se Eu Fosse Você", "Divã" e muitos outros. O que "Cilada.com" tem a oferecer de novo nesse cenário? A princípio, pouco. A trama tem algo de genérico: rapaz (Bruno Mazzeo) trai a namorada (Fernanda Paes Leme), e esta se vinga publicando na internet um vídeo em que ele tem uma ejaculação precoce.
Mas aqui e ali aparecem piadas mais cruas (ou grosseiras), sobre bafo, maconha, tamanho do pênis etc., que apontam para a tentativa de um humor mais arriscado.
O resultado lembra a mistura de uma "sitcom" americana com "Zorra Total". Mas Mazzeo declarou ter se inspirado em comédias americanas como "Superbad - É Hoje" e "Se Beber Não Case". Só que, nesses filmes citados, a ousadia cômica costuma vir acompanhada por algum risco estético. No caso de "Cilada.com", a sujeira das piadas é neutralizada pela assepsia audiovisual.
O filme brasileiro não foge a uma das marcas da globochanchada: a sensação de que todas as cenas -até as externas- foram filmadas num shopping center ou num condomínio fechado, cuidadosamente protegidos do caos, da vida, das ruas.

CILADA.COM

DIREÇÃO José Alvarenga Jr.
PRODUÇÃO Brasil, 2011
COM Bruno Mazzeo, Fernanda Paes Leme e Mauro Mendonça ONDE nos cines Bristol, Eldorado, Metrô Santa Cruz e circuito
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO ruim


Texto Anterior: Vexame.com
Próximo Texto: 9ª Festa Literária Internacional de Paraty: Crise portuguesa inspira romance de valter hugo mãe
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.