São Paulo, sexta-feira, 08 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

YouTube lança canal exclusivo de cinema produzido no Brasil

Estreia ocorreu ontem durante abertura do Festival de Paulínia

GUILHERME BRENDLER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O YouTube estreou ontem um canal exclusivo sobre o cinema brasileiro. O lançamento ocorreu em conjunto com a abertura da 4ª edição do Festival de Cinema de Paulínia, que acontece no interior paulista até 14 de julho.
A parceria entre o evento e o site de vídeos do Google resultou no endereço youtube.com/cinema.
Por ora, o canal não traz longas. Nele os usuários podem assistir a todos os curtas já apresentados nas edições anteriores do festival e também os deste ano, após a exibição em Paulínia.
"Nossa ideia foi aproveitar o bom momento do cinema brasileiro para ajudar a fortalecê-lo", conta Federico Goldenberg, gerente de parcerias do Google Brasil.
Segundo Goldenberg, o canal é um projeto permanente. Após o festival, a ideia é deixá-lo disponível para que cineastas e produtores brasileiros exibam seus filmes e outros conteúdos, como bastidores e trailers. "Queremos criar uma vitrine para o cinema nacional."
No ar desde a última terça, o canal possuía 1.892 inscritos (usuários que pedem notificação sobre cada novo vídeo postado ali) e 152.357 exibições, até o fechamento desta edição.
"O cinema desempenha um papel fundamental na cultura e na formação educacional de um povo. Queremos aproveitar essa ferramenta tão incrível que possuímos para promover a produção nacional", diz ele.

PARCERIA
O YouTube/Cinema é inspirado em canais de sucesso nos Estados Unidos, como o Project Direct e o Screening Room -este último tem parceria com os festivais de cinema de Tribeca e Sundance.
Goldenberg dará uma palestra amanhã, às 14h30, no festival de Paulínia, sobre o fortalecimento da cadeia audiovisual no país. "Estou à disposição para conversar com cineastas, produtores e distribuidores interessados em hospedar seus conteúdos no canal", avisa ele.


Texto Anterior: Crítica/Cinebiografia: Boêmia pop de Gainsbourg revive na tela
Próximo Texto: Show celebra maioridade da Sutil Cia.
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.