São Paulo, sexta-feira, 08 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

Criador da Globo diz que bispo é concorrente

Em entrevista à revista "Trip" que chega às bancas na próxima quinta, o norte-americano Joseph Wallach, 84, personagem fundamental na história da Globo, diz que finalmente existe concorrência na televisão brasileira, algo que a emissora sediada no Rio ainda não admite oficialmente.
Para ter qualidade é preciso gastar dinheiro. (...) A Globo, porque tem um padrão de qualidade, tem o dinheiro para gastar. (...) Mas a Globo está tendo concorrência agora, pela TV Record, por quê? Porque o bispo [Edir Macedo], que tem a igreja [Universal do Reino de Deus] com tanto dinheiro entrando, está inflacionando o mercado com esse dinheiro, fazendo a mesma coisa que a Globo", disse Wallach a Guilherme Werneck, que o entrevistou em Los Angeles, onde mora e cursa faculdade de história.
Ao lado de Boni e de Walter Clark, Wallach foi um dos pilares do que a Globo é hoje. Entrou na emissora em 1965, enviado pela Time-Life, que investiu US$ 6 milhões no negócio. Alvo de uma CPI, a Time-Life saiu da Globo, em 1970, mas Wallach continuou até 1980, cuidando das finanças.
Na entrevista, Wallach afirma que a Globo se consolidou nos anos 70 porque investiu em qualidade e porque não tinha concorrência. Ele também diz que, com as novas tecnologias, a televisão "irá desaparecer". "O futuro é a internet, a televisão vai perder a força."

Zé Paulo Cardeal/TV Globo


GLOBO INICIA ‘NEGÓCIO DA CHINA’
Thiago Fragoso em gravação de uma das primeiras cenas da próxima novela das seis, ‘Negócio da China’, anteontem em SP; ele será filho de Natália do Valle

AMOLECEU
Apesar do festival de porradas, tiros e palavrões no ar em "A Favorita", o Ministério da Justiça diz que não recebeu reclamações nem detectou inadequações para a classificação indicativa da novela (12 anos, 20h). A anterior, "Duas Caras", foi reclassificada para as 21h por causa da dança do poste.

ENDURECEU
O mesmo ministério rejeitou pedido da Record para que "Os Mutantes" fosse reenquadrada como imprópria para menores de 10 anos, e não mais 12.

IRENES
Depois de bater nos 46 pontos com a revelação de que Flora (Patrícia Pillar) é uma vilã, não mocinha, "A Favorita" caiu anteontem para 41 pontos na Grande São Paulo. E as novelas da Record subiram para 16.

TV ABERTA 1
A MTV estuda abrir seu sinal para todas as antenas parabólicas do país (estimadas em até 18 milhões). Testes já estão sendo feitos. Apesar de ser uma emissora aberta em algumas capitais, a MTV é tratada como TV paga em boa parte do país.

TV ABERTA 2
A MTV nega que sua eventual distribuição livre tenha a ver com o corte de seu sinal na operadora Sky. Argumenta que a mudança se relaciona ao crescimento da classe C e à demanda de anunciantes.

ESPETO
O "CQC" (Band) da próxima segunda entrará mais cedo (21h45) e será especial. O repórter Felipe Andreoli está em Pequim, de onde entrará ao vivo. Ele acompanhou visita do presidente Lula à vila olímpica.



Texto Anterior: José Simão: Socuerro! O Dunga dormiu de sunga!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.