São Paulo, domingo, 08 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

8ª FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY

Crítico inglês defende marxismo e ataca racionalistas

PLÍNIO FRAGA

ENVIADO ESPECIAL A PARATY

O crítico cultural inglês Terry Eagleton -que se assume marxista e crente em Deus- atacou de "supersticiosos" a "islamofóbicos" autores racionalistas como Richard Dawkins e Christopher Hitchens, além de britânicos como Martin Amis, Ian McEwan e Salman Rushdie, em conferência na Festa Literária Internacional de Paraty.
"Dawkins e Hitchens acreditam que, sem o estorvo da religião, o mundo caminharia para o iluminismo. Existe algo mais supersticioso do que isso?", afirmou.
Eagleton foi suave ao responder a Rushdie, que, na noite anterior, havia afirmado que o crítico "mente" para embasar seu alinhamento às forças conservadoras.
"A linha que separa o ataque ao islamismo radical da islamofobia é muito tênue e tem sido cruzada num vaivém constante. Queria ouvir mais claramente as vozes de Rushdie, Amis e McEwan fazendo essa diferenciação."
"Alguns deles odeiam o islamismo, porque odeiam a religião. Há milhões de muçulmanos que nada têm a ver com o islamismo radical. Há o fundamentalismo talibã, mas há também o fundamentalismo texano", declarou.
Eagleton disse que se estabelece uma linha sequencial em que a civilização sucedeu a barbárie, numa crença liberal para caracterizar o outro como bárbaro. "Mas civilização e barbárie são dois lados da mesma moeda."
Ele atribuiu ao atentado de 11 de Setembro a razão pela qual Deus está em debate, numa "era pós-histórica e pós-metafísica".
"Para Dawkins, crer em Deus é como acreditar em um alienígena. Acha que fé e razão não podem coexistir. Seria como dizer o mesmo sobre amor e razão."
O crítico inglês afirma que a fé na criação é desvinculada da questão da evolução.
Eagleton lança no ano que vem livro intitulado "Por que Marx Estava Certo".


Texto Anterior: Erudito: Holandês rege Orquestra Jovem do Estado


Próximo Texto: Livro revela alemão que influenciou Freyre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.