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CRÍTICA ERUDITO
Violão de Gnattali ganha mais suingue em nova gravação
Jovem músico Vitor Garbelotto apresenta em disco
a integral solo do vanguardista compositor gaúcho
SIDNEY MOLINA
CRÍTICO DA FOLHA
O compositor gaúcho Radamés Gnattali (1906-88) viveu sufocado entre o nacionalismo programático e o experimentalismo vanguardista. Era popular demais para
os eruditos, americanizado
para a MPB e indigno de estudos acadêmicos.
As duas últimas décadas,
porém, deslocaram o mundo
em sua direção, como se o cenário musical se tornasse aos
poucos "gnattaliano".
Veja-se o exemplo da obra
completa para violão solo
(1950-85), que acaba de receber gravação integral do jovem Vitor Garbelotto.
Publicações recentes passaram a destacar a importância de "Brasiliana n. 13", "Tocata em Ritmo de Samba n. 1
e 2", "Dança Brasileira",
"Dez Estudos" e "Pequena
Suíte". As peças ganharam
os palcos internacionais e
hoje finalmente chamam a
atenção da academia.
"Dança Brasileira" (1958),
sua segunda composição -a
primeira havia sido a "Tocata
n. 1" (1950)- atinge o auge
do idiomatismo: a transição
para a volta do tema principal é um achado artesanal,
um ponto alto da escrita do
violão brasileiro.
As obras da década de
1980 -"Tocata n. 2" (1981),
"Brasiliana" (1983) e "Pequena Suíte" (1985)- desdobram a junção perfeita entre
harmonia e ritmo que caracteriza o compositor.
VILLA-LOBOS
Entre a fase inicial e a final
estão os "Estudos", criação
de 1967 que, do ponto de vista técnico, ajudam a preparar
dedos e mentes para os mais
virtuosísticos "Estudos" de
Villa-Lobos, escritos quase
quarenta anos antes: do
"gershwiniano" n. 9 à contenção formal do n. 4; da afinação de viola caipira do n. 5
à homenagem a Garoto no n.
10, trata-se de um ciclo inspirado e bem realizado.
Vitor Garbelotto toca Radamés com invejável suingue e sem deixar de cuidar da
qualidade sonora. A abordagem que faz é direta, com
acordes claros e frases arrojadas e é possível perceber influências de Ulisses Rocha e
Paulo Martelli, dois de seus
professores.
Um disco como esse tem
tudo para se tornar referência e, por isso mesmo, o encarte poderia ter sido melhor
elaborado, já que não seria
difícil juntar o ótimo depoimento de Hermínio Bello de
Carvalho com informações
sobre a procedência e a importância do repertório.
RADAMÉS GNATTALI:
INTEGRAL PARA
VIOLÃO SOLO
ARTISTA Vitor Garbelotto
LANÇAMENTO independente
QUANTO R$ 22,00 em média
AVALIAÇÃO bom
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