São Paulo, terça, 8 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

PROJETO JUDAS
Bandeirantes, 13h50. (Judas Project). EUA, 1995, 97 min. Direção: James H. Barden. Com John O'Banion, Ramy Zada. O Salvador vem à Terra, num tempo em que vicejam os picaretas religiosos. Encontrará seu Judas, novamente. Novamente, a história não acabará bem. Inédito.

ADMIRADORA SECRETA
Globo, 15h25.
(Secret Admirer). EUA, 1985. Direção: David Greenwalt. Com C. Thomas Howell, Lori Loughlin e Kelly Preston. Jovem recebe uma carta de amor e acredita que ela foi escrita pela garota de seus sonhos, mas, na verdade, ela foi redigida pela sua melhor amiga. Da situação decorre uma série de confusões. Comédia meio capenga, mas que se segura no horário.

AS PEDRAS DO DOMINÓ
CNT/Gazeta, 22h15.
(The Domino Principle). EUA, 1977, 98 min. Direção: Stanley Kramer. Com Gene Hackman, Candice Bergen, Mickey Rooney, Richard Widmark. Hackman é o presidiário libertado por uma organização que deve, em troca, matar um político. Reflexão sobre essa arte americana por excelência, o assassinato político, e as estranhas organizações que arquitetam esses crimes. À maneira de Kramer: bela produção, mas uma reflexão que parece se desenvolver à margem das imagens.

E O BRAVO FICOU SÓ
Bandeirantes, 22h20.
(Will Penny). EUA, 1968, 108 min. Direção: Tom Gries. Com Charlton Heston, Joan Hackett e Donald Pleasence. Vaqueiro de meia-idade entra em choque com família de criminosos. A emissora cancelou o filme "O Substituto", que seria exibido hoje nesse horário.

INTERCINE
Globo, 0h45.
O espectador votante escolheu entre "A Sombra da Justiça" (1992, de David Coles, com Christina Lahti, Terry O'Quinn) e "Caros F... Amigos" (Itália, 1994, de Mario Monicelli, com Paolo Villagio, Antonella Ponziani) para filme hoje à noite.

ANJO SELVAGEM
Bandeirantes, 2h25.
(Wild Angel). EUA, 1992, 93 min. Direção: Jill Goldman. Com Pamela Gidley, Tom Sizemore, Jennifer O'Neill. Casal de namorados com problema de desemprego procura resolver o problema. Aí eles são despejados da casa em que moram e a coisa fica ainda pior.

A FÚRIA DOS ANJOS
Globo, 2h45.
(Racing Angels). EUA, 1995. Direção: Alan Smithee. Com Diane Ladd, Michael Pare, Shelley Winters. Num futuro sombrio, dois roqueiros enfrentam as forças do mal que dominaram a Terra. Terror assinado por Smithee, nome de guerra usado quando ninguém quer assumir a paternidade da coisa.

O RETRATO
Globo, 4h20.
(The Portrait). EUA, 1993, 89 min. Direção: Arthur Penn. Com Gregory Peck, Lauren Bacall, Cecilia Peck. Casal (Peck e Bacall) recebe a visita da filha (Cecilia, filha de Gregory na vida real), uma artista plástica petulante, que vem terminar o retrato dos pais. Pinta-se e borda-se e briga-se e sofre-se. Primeiro encontro na tela de Peck e Bacall, num filme digno, acima da média, mas, no fim das contas, esquecível. Não é o grande Arthur Penn de outros tempos.

TV PAGA
Aula de interpretação

da Redação

"Ricardo 3º - Um Ensaio" (Telecine 1) opta por não ser a transcrição literal da peça de Shakespeare. Em vez disso, Al Pacino -seu diretor e ator- preferiu resgatar a busca da construção do personagem.
Ou seja: como se chega a ser Ricardo 3º, a compreender sua infâmia, sua feiúra, seu tempo.
Pacino dá uma aula de interpretação, literalmente e em todos os sentidos. Interpretar não significa, então, imitar o que supõe-se ser os gestos e entonações do rei.
Significa, antes, tomar um texto e dar dele a melhor interpretação possível, como faria um comentador -mas, no caso, o comentário é feito com o corpo.
O filme leva a entender um pouco mais de "Ricardo 3º". E também de Pacino. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.