São Paulo, terça, 8 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA lança raridades dos 70

especial para a Folha

Enquanto as grandes gravadoras brasileiras continuam esnobando a música instrumental, a americana Fantasy tira de seu baú duas raridades dos anos 70, gravadas por brasileiros, nos EUA.
"Hotmosphere" (76), do baterista carioca Dom Um Romão, mistura jazzistas com os "brazucas" Dom Salvador, Sivuca e Claudio Roditi. O resultado é música brasileira de primeira com tempero jazzístico.
O CD "Goldenwings/Magic Time" reúne os dois álbuns que o trio uruguaio Opa (liderado pelo "brasileiro honorário" Hugo Fattoruso) gravou em 76 e 77.
Entre os convidados aparecem Airto Moreira e Hermeto Pascoal. Quem conhece as gravações que ambos fizeram nos EUA vai notar as afinidades sonoras com o Opa.
"Esse som brasileiro dos anos 60 e 70 está na moda lá fora, reciclado pelo acid jazz", diz o produtor carioca Arnaldo De Souteiro, que assina o texto do encarte.
De Souteiro acha que o termo instrumental deveria ser abandonado. "É uma armadilha. No exterior, essa música é chamada de jazz e funciona muito bem." (CC)
²

Disco: Hotmosphere
Músico: Dom Um Romão
Disco: Goldenwings/Magic Time
Grupo: Opa
Lançamentos: Fantasy (importados)
Quanto: R$ 24 (em média)
Onde encontrar: Tracks (tel. 021/274- 7182)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.