São Paulo, terça-feira, 08 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Ibope do Uruguai é acusado de fraude

João Miguel Jr./TV Globo
BALÉ
Observado por Heitor Martinez, o instrutor Javier Lambert ensina movimentos de guerra a Thiago Fragoso, em preparação para "A Casa das Sete Mulheres", sobre a Revolução Farroupilha


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A subsidiária uruguaia da multinacional brasileira Ibope está sendo acusada na Justiça de fraudar medições de audiência de TV. A ação penal foi impetrada na Justiça do Uruguai em julho pela Mediciones & Mercado, concorrente do Ibope naquele país.
Na ação, a Mediciones & Mercado anexou fita de vídeo em que dois especialistas em computação dizem ter sido contratados pelo Ibope para desenvolver um programa que alterava o resultado das medições com "peoplemeter", aparelho que coleta informações do televisor. O Ibope, em parceria com o sócio Marketing Investigadores Asociados, implantou esse tipo de medição no Uruguai em dezembro de 2000. Antes, a Marketing fazia medição com anotações em cadernos. A Mediciones & Mercados usa peoplemeter desde 1999.
Em março de 2001, alertado pela Mediciones & Mercados, o Ibope do Brasil interveio na filial uruguaia. "Fizemos uma investigação e nossos sócios confirmaram que haviam feito mudanças no sistema original do Ibope para, segundo eles, atenuar o impacto da mudança da medição", afirma Flavio Ferrari, diretor do Ibope Mídia no Brasil. A fraude aumentava o número de telespectadores de TV, o que prejudicava o rádio.
Ferrari diz que os sócios uruguaios continuam afastados. Segundo ele, uma auditoria contratada por agências e TVs aprovou em julho o sistema do Ibope local.

OUTRO CANAL

Alternativa 1 Embora a Record ainda não admita, o programa "Raul Gil Tamanho Família", apresentado às segundas, vai mesmo acabar. A emissora já trabalha com a opção de exibir no horário, das 21h às 22h30, a partir de novembro, o novo "game show" de Otaviano Costa, que passaria a ser diário (menos às quartas).

Alternativa 2 Raul Gil não gostou de perder parte da duração do "Tamanho Família" para o "Turma do Gueto", que estréia dia 4. E a Record quer centrar forças no programa de sábado, que deixou de ser líder. No último sábado, o "Caldeirão do Huck", da Globo, comemorou cinco meses de liderança absoluta.

Equilíbrio Nem Gugu Liberato acreditou no empate que o "Domingo Legal" obteve anteontem com o "Domingão do Faustão", em 21 pontos, numa das raras vezes em que os dois programas competiram durante mais de quatro horas. "Imaginei que iríamos perder feio por causa das apurações na Globo", diz.

Saldo O grande vencedor da cobertura das eleições foi o "Fantástico". O programa emplacou picos de 48 pontos _a média foi 36. No embate da cobertura extensa e analítica de Record e Band, a primeira ficou com 4 pontos de média na Grande São Paulo e a segunda, com 2. Boris Casoy ficou no ar das 16h51 até 0h30. A cobertura da Band foi das 17h01 à 0h01.

E-mail-
daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: José Simão: Lula e Serra? O Gnomo Bonzinho x Urubu Gripado!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.