São Paulo, segunda-feira, 08 de outubro de 2007

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DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br




Governo medirá impacto da TV em crianças

O governo federal vai fazer pesquisas para medir o impacto da TV na vida de crianças e adolescentes e incentivará a criação de uma agência "voltada para a análise crítica da mídia".
Nesta semana, o Ministério da Justiça lança edital para a contratação de um instituto que realizará uma pesquisa que entrevistará, ainda neste ano, 2.200 pais e 2.200 crianças e adolescentes de todo o país. O estudo custará R$ 350 mil.
Dos pais, a pesquisa quer saber o que eles acham das cenas de sexo, violência e drogas e que reações percebem no comportamento dos filhos. Das crianças, quer descobrir como elas recebem esse conteúdo e arrancar dados como o herói do momento, quantas horas elas assistem à TV e se brincam enquanto vêem programas.
Numa segunda etapa, em 2008, o ministério fará pesquisas com grupos, para identificar o impacto da TV nas crianças e adolescentes. Numa terceira fase, será estudada a influência da TV a médio prazo. "Queremos saber o que acontece com uma criança após dez anos de exposição à TV", diz José Eduardo Romão, diretor do departamento de classificação indicativa do ministério.
A idéia é repetir essas pesquisas anualmente e criar uma política pública de "análise crítica da mídia". O ministério já articula com Unesco e universidades parceria para a criação de uma ONG que se encarregue desse monitoramento.

NAMORO José Luís Datena já foi duas vezes à casa de Silvio Santos, mas ainda não acertou sua ida para o SBT (para ressuscitar o "Aqui Agora"). Só sai da Band se receber "oferta milionária".

TABAJARA 1 A caixa receptora de TV digital que custará cerca de R$ 250, promessa do ministro Hélio Costa (Comunicações), será bem limitada. Só servirá para TVs com telas de até 14 polegadas. Acima disso, será preciso comprar caixa de R$ 700. Quem quiser alta definição desembolsará uns R$ 1.000.

TABAJARA 2 A assessoria de Hélio Costa afirma que a caixa de R$ 250 atenderá à população de baixa renda. E aposta que os preços das caixas receptoras mais caras cairão rapidamente.

CASQUINHA A MTV resolveu entrar na "guerra" dos anúncios por audiência travada pelas grandes redes. Publica hoje anúncio comemorando a liderança durante o VMB. É verdade: foi a TV mais vista por jovens de 15 a 19 anos, das classes AB _ou 102.070 telespectadores por minuto na Grande SP.

REFORÇO A Record está comprando um novo transmissor para a Record News em São Paulo. O equipamento será instalado em 60 dias e melhorará sensivelmente a cobertura e a qualidade do sinal aberto (canal 42).

MISTÉRIO Somente assinantes da tecnologia digital da Net e da TVA têm Record News. Quem ainda está na tecnologia analógica precisa migrar para a digital.

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