São Paulo, segunda-feira, 08 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo é protagonista em novas HQs

"Morango e Chocolate" se inspira na vida real de sua autora; "Lost Girls" subverte personagens infantis

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Duas histórias em quadrinhos recentemente lançadas no Brasil trazem o sexo como mote. E, como é comum a um assunto sempre polêmico, são abordagens bem diferentes.
"Morango e Chocolate" foi escrito e desenhado pela francesa Aurélia Aurita (pseudônimo de Chenda Khun). Trata-se de uma história autobiográfica feita em preto-e-branco e autoral em todos os seus detalhes, dos desenhos de Aurélia aos seus pensamentos mais íntimos, sobre a importância e o prazer de fazer sexo.
"Lost Girls -As Terras do Nunca" é o segundo volume de uma trilogia criada pelos então namorados (hoje casados) Alan Moore e Melinda Gebbie, quadrinistas britânicos de renome.
O primeiro volume, "Lost Girls -Meninas Crescidas", foi lançado em maio no Brasil.
"Lost Girls", ao contrário, está longe de ser autobiográfico. Alan Moore, o roteirista, pegou Dorothy, Wendy e Alice, as protagonistas de "O Mágico de Oz", "Peter Pan" e "Alice no País das Maravilhas", e as transformou em amigas adultas trocando suas confidências sexuais. As duas obras podem chocar. "Lost Girls", pela maneira como as protagonistas são apresentadas. Elas se tornam pessoas com dramas, mágoas, qualidades e defeitos. E talvez seja o que mais incomode alguns leitores, por terem vivido experiências sexuais, retratadas em detalhes na HQ.
Em "Morango e Chocolate", Aurélia Aurita se expõe de uma maneira crua e intensa. Ela relata as primeiras semanas de seu relacionamento com o também quadrinista Frédéric Boilet (autor de "O Espinafre de Yukiko", já lançado no Brasil).
Neste início de namoro, programas como encontrar amigos, viajar juntos ou passear não importavam. O que fascinou Aurélia foram as relações sexuais. Tudo o que ela descobriu ou aprendeu a dar importância: das posições ao valor das palavras para o ato sexual.
É provável que jamais haja uma obra definitiva, mas estas duas, "Morango e Chocolate" e "Lost Girls -As Terras do Nunca", são duas boas histórias em quadrinhos sobre o sexo. Mesmo sendo tão diferentes -ou talvez por isso mesmo.


MORANGO E CHOCOLATE
Autor:
Aurélia Aurita
Editora: Casa 21
Quanto: R$ 29,60 (144 págs.)

LOST GIRLS -AS TERRAS DO NUNCA
Autor:
Alan Moore e Melinda Gebbie
Editora: Devir
Quanto: R$ 65 (112 págs.)


Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Nelson Ascher: Entre Hobsbawm e Huck
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.