São Paulo, quinta-feira, 08 de outubro de 2009 |
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Confissões de um cinema de programa
Diretor que mescla filmes de baixo orçamento com blockbusters comerciais, Steven Soderbergh fala sobre desafios do cinema
dele a chegar ao Brasil só neste ano FERNANDA EZABELLA DA REPORTAGEM LOCAL Steven Soderbergh não tem medo da mentira. Ele a filma. E, frequentemente, também a utiliza, se isso significa promover a paz mundial ou fazer seus filmes acontecerem. Isso porque o trabalho ficou mais difícil se comparado com 20 anos atrás, quando o diretor americano estreou com "Sexo, Mentiras e Videotape" (1989), indicado ao Oscar por roteiro. Ainda assim, Soderbergh, 46, o diretor mais eclético de Hollywood, diz se divertir tanto com seus longas de baixo orçamento como os blockbusters caríssimos. E faz filmes sem parar. No Brasil, só neste ano, ele estreia seu terceiro longa, no dia 16, a comédia "O Desinformante!", baseada na história real de um mentiroso compulsivo que engambelou o FBI nos anos 90. O filme é estrelado por Matt Damon ("A Identidade Bourne"), que engordou 14 quilos para o papel. O diretor também trouxe ao país nos últimos meses a cinebiografia "Che 2 -A Guerrilha" e "Confissões de uma Garota de Programa", obra mais experimental sobre uma prostituta de luxo. Em fevereiro, ele roda o filme de espionagem "Knockout", com a lutadora americana Gina Carano, e ainda tem um projeto 3D sobre Cleópatra com Catherine Zeta-Jones. Leia a seguir trechos da entrevista que o diretor concedeu à Folha, por telefone. FOLHA - Como você conseguiu
transformar Matt Damon num cara
feio, velho e gordo? FOLHA - Você o conheceu? FOLHA - E você acreditou? FOLHA - Vários filmes seus falam
sobre mentirosos. FOLHA - Você usa a mesma técnica
com os estúdios? FOLHA - Você mente mais hoje ou
quando começou, há 20 anos? FOLHA - Ficou mais fácil ou mais difícil fazer cinema? FOLHA - Mas como você pode reclamar? Seu nome é uma grife. FOLHA - Como você decide seus
projetos, quando fazer coisas pequenas ou grandes? FOLHA - É mais complicado ter liberdade nos filmes caros? FOLHA - Você emenda um projeto
no outro. Nunca tira férias?
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