São Paulo, segunda-feira, 08 de novembro de 2004

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Resfest 2004 abriga técnicas de vanguarda

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO

Cena típica na Mostra de SP: longas filas para assistir a um filme em que o personagem principal é um camelo. Cena típica no Resfest: filas nem tão longas para assistir a um vídeo em que as estrelas são uma batata e um brócolis animados pelos mais avançados recursos digitais.
Abordagens anticonvencionais recheiam o multimídia Resfest, festival de cinema digital que começa hoje em São Paulo (veja destaques ao lado). Há, no entanto, características no conteúdo dos vídeos e no perfil dos espectadores que o diferenciam de qualquer outro tipo de mostra.
Engrossando a fila dos cinéfilos que têm como principal diversão ver antecipadamente filmes que levarão meses para estrear no Brasil, entra no Resfest o público da música alternativa, designers e simples curiosos, que fazem trabalho de arqueólogo para descobrir qual novo diretor promissor surgirá entre os mais de 200 vídeos em exibição -são curtas-metragens, videoclipes, comerciais de TV e vinhetas.
Justamente por serem os formatos que mais permitem experimentações visuais e narrativas, o campo é amplo para o desenvolvimento de novas linguagens, que logo são absorvidas pelo cinema.
Nesta edição do Resfest, a aposta é o diretor inglês Jonathan Glazer, 37, tema de uma retrospectiva com 22 de seus principais trabalhos. No mês passado, estreou nos cinemas norte-americanos seu segundo longa, "Reencarnação", que tem recebido resenhas positivas de jornais como o "New York Times". O filme é um conto gótico em que Nicole Kidman se depara com um garoto que diz ser a reencarnação de seu marido morto.
Chamam atenção longos closes na atriz, em seqüências sem falas. "A personagem de Kidman tem uma premissa absurda, ridícula, mas nas mãos de Glazer, tudo funciona", diz a resenha do jornal.
Na retrospectiva, a linguagem de Glazer fica clara, como no clipe de "Song for Lovers", de Richard Ashcroft, ou em "Frozen Moment", de Nick Cave. É um universo de homens solitários e perdidos, túneis e acidentes em câmera lenta, em que efeitos especiais não são usados de forma gratuita. A retrospectiva exibe também comerciais de Glazer para marcas como a Guinness e Levi's. "Surfers", por exemplo, foi eleito o melhor comercial de todos os tempos pelos espectadores do britânico Channel 4.
Basta lembrar que, na edição de 2003, o Resfest destacou o diretor francês Michel Gondry. Nesse meio tempo, estreou no Brasil seu longa-metragem "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças", tornando-o conhecido para o grande público. No Resfest 2004, Gondry retorna com seu recente clipe "Walkie Talkie Man", para a banda Steriogram, em que reproduz técnicas de stop-motion.

Música e política
Pioneirismo também é o que guia o segmento Warp Vision, composto por 19 videoclipes. Se, por um lado, o selo inglês Warp representa a vanguarda da música eletrônica, em termos de imagens o conceito se amplia. No Resfest, foram selecionados alguns trabalhos do DVD lançado recentemente no exterior, que abrange os 15 anos do selo.
Há, por exemplo, Chris Cunningham com "Come to Daddy" (Aphex Twin) e "Come on My Selector" (Squarepusher), em que surge um imaginário grotesco e hilário, ou curiosidades como "On" (AT), de 1993, que traz Jarvis Cocker (Pulp) na direção.
Já a sessão Bushwacked chega ao Brasil um tanto desatualizada, ao menos no aspecto ideológico. Composta por 23 filmes, o segmento exibe trabalhos de videomakers que contestam o governo norte-americano do recém-reeleito George W. Bush. Há, por exemplo, "Boom", videoclipe de Michael Moore para a banda System of a Down, e "Pinocchio", que mostra o presidente americano caracterizado como o personagem clássico.


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