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Resfest 2004 abriga técnicas de vanguarda
BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO
Cena típica na Mostra de SP:
longas filas para assistir a um filme em que o personagem principal é um camelo. Cena típica no
Resfest: filas nem tão longas para
assistir a um vídeo em que as estrelas são uma batata e um brócolis animados pelos mais avançados recursos digitais.
Abordagens anticonvencionais
recheiam o multimídia Resfest,
festival de cinema digital que começa hoje em São Paulo (veja destaques ao lado). Há, no entanto,
características no conteúdo dos
vídeos e no perfil dos espectadores que o diferenciam de qualquer
outro tipo de mostra.
Engrossando a fila dos cinéfilos
que têm como principal diversão
ver antecipadamente filmes que
levarão meses para estrear no
Brasil, entra no Resfest o público
da música alternativa, designers e
simples curiosos, que fazem trabalho de arqueólogo para descobrir qual novo diretor promissor
surgirá entre os mais de 200 vídeos em exibição -são curtas-metragens, videoclipes, comerciais de TV e vinhetas.
Justamente por serem os formatos que mais permitem experimentações visuais e narrativas, o
campo é amplo para o desenvolvimento de novas linguagens, que
logo são absorvidas pelo cinema.
Nesta edição do Resfest, a aposta é o diretor inglês Jonathan Glazer, 37, tema de uma retrospectiva
com 22 de seus principais trabalhos. No mês passado, estreou nos
cinemas norte-americanos seu segundo longa, "Reencarnação",
que tem recebido resenhas positivas de jornais como o "New York
Times". O filme é um conto gótico
em que Nicole Kidman se depara
com um garoto que diz ser a reencarnação de seu marido morto.
Chamam atenção longos closes
na atriz, em seqüências sem falas.
"A personagem de Kidman tem
uma premissa absurda, ridícula,
mas nas mãos de Glazer, tudo
funciona", diz a resenha do jornal.
Na retrospectiva, a linguagem
de Glazer fica clara, como no clipe
de "Song for Lovers", de Richard
Ashcroft, ou em "Frozen Moment", de Nick Cave. É um universo de homens solitários e perdidos, túneis e acidentes em câmera lenta, em que efeitos especiais não são usados de forma gratuita. A retrospectiva exibe também comerciais de Glazer para
marcas como a Guinness e Levi's.
"Surfers", por exemplo, foi eleito
o melhor comercial de todos os
tempos pelos espectadores do britânico Channel 4.
Basta lembrar que, na edição de
2003, o Resfest destacou o diretor
francês Michel Gondry. Nesse
meio tempo, estreou no Brasil seu
longa-metragem "Brilho Eterno
de uma Mente sem Lembranças",
tornando-o conhecido para o
grande público. No Resfest 2004,
Gondry retorna com seu recente
clipe "Walkie Talkie Man", para a
banda Steriogram, em que reproduz técnicas de stop-motion.
Música e política
Pioneirismo também é o que
guia o segmento Warp Vision,
composto por 19 videoclipes. Se,
por um lado, o selo inglês Warp
representa a vanguarda da música eletrônica, em termos de imagens o conceito se amplia. No
Resfest, foram selecionados alguns trabalhos do DVD lançado
recentemente no exterior, que
abrange os 15 anos do selo.
Há, por exemplo, Chris Cunningham com "Come to Daddy"
(Aphex Twin) e "Come on My Selector" (Squarepusher), em que
surge um imaginário grotesco e
hilário, ou curiosidades como
"On" (AT), de 1993, que traz Jarvis Cocker (Pulp) na direção.
Já a sessão Bushwacked chega
ao Brasil um tanto desatualizada,
ao menos no aspecto ideológico.
Composta por 23 filmes, o segmento exibe trabalhos de videomakers que contestam o governo
norte-americano do recém-reeleito George W. Bush. Há, por
exemplo, "Boom", videoclipe de
Michael Moore para a banda
System of a Down, e "Pinocchio",
que mostra o presidente americano caracterizado como o personagem clássico.
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