São Paulo, quinta-feira, 08 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Jorge Bispo
A MUSA DA TROPA Aos 27 anos, a atriz Fernanda Machado está nas telas como a estudante de direito de "Tropa de Elite", mas dispensa o glamour do cinema; em entrevista à "Tpm" deste mês, ela diz que acha "um saco essa obrigação de estar com a depilação em dia"; "Só faço a unha quando estou gravando ou vou fazer fotos. Se eu achar que sou diferente de alguém, se puser silicone no peito, perco a matéria-prima do meu trabalho. Quem vai se identificar com uma mulher de mentira?"; a revista chega às bancas no dia 14.

BLITZ NOS SATYROS

"Estamos chocados"

Há alguns dias, a prefeitura de SP recolheu as mesas e cadeiras do bar do grupo Os Satyros, na praça Roosevelt, reduto de artistas independentes (mas que atrai famosos também) da cidade. Motivo: o bar não tem alvará. "Sabemos que infringimos a lei.
Mas estamos aqui há sete anos e, agora, vieram com um caminhão e levaram tudo. Ficamos chocados", diz o ator Ivam Cabral, diretor da companhia. Ele falou à coluna:

 

FOLHA - O bar nunca teve alvará?
IVAM CABRAL -
É tudo tão contraditório. Nunca tivemos alvará, fomos fechados e acabamos de ganhar R$ 300 mil da prefeitura para manter o teatro em 2008. O bar é um ponto de encontro. Muitas peças são decididas aqui. Além disso, é só ocupando as calçadas, as ruas que se consegue impedir a violência, humanizar a cidade.

FOLHA - Vão procurar nova sede?
CABRAL -
Não sairemos daqui. Quando chegamos à praça [Roosevelt], era tudo escuro e os moradores evitavam a própria rua por medo de assalto. Agora, somos queridos por eles. Os meninos que dormiam na praça são hoje nossos iluminadores, parceiros. Se formos embora, o lugar voltará a ser amedrontador. O jeito é ocupar as calçadas, as ruas. Não poder ocupá-las é ditadura.
A autuação, segundo a prefeitura, foi motivada por denúncias de moradores sobre barulho e dificuldade de transitar nas calçadas.

 

O secretário das Subprefeituras, Andréa Matarazzo, diz que "os teatros Satyros e Parlapatões são essenciais para a revitalização da praça", mas que o bar, para funcionar, precisa de alvará. "Vamos tentar resolver o problema", diz.

Vidas secas
O governo de SP vai lançar uma megacampanha publicitária para incentivar a economia de água. Mesmo com as chuvas, que afastaram o risco de racionamento, os reservatórios de água de SP estão com apenas 40% de sua capacidade. No ano passado, eles estavam com 50%.

EXAGERADA
A campanha vai "ensinar" as pessoas a tomarem banho em cinco minutos -quando são gastos 45 litros de água em vez de 135 litros gastos em 15 minutos; a darem descarga rapidamente (para gastar 6 litros de água em vez da média de 14 litros), e a fecharem a torneira quando lavam louça. Outra medida, para que a água do banho seja guardada num balde e reutilizada na descarga, sofre resistência do governador José Serra, que a considera exagerada.

PROFESSOR MARONI
Oscar Maroni, dono da boate Bahamas, foi chamado, quem diria, para dar palestra aos estudantes de direito da USP. Falou, "como empresário e psicólogo", sobre o projeto de regulamentação da prostituição. E espinafrou a imprensa pela cobertura feita sobre sua prisão.

MANIFESTO
O presidente da Associação dos Profissionais da Orquestra Sinfônica de SP, Jefferson Collacico, entregou documento ao secretário da Cultura, João Sayad. Nele, diz que os músicos da Osesp "repudiam" o fato de um vídeo em que o maestro John Neschling chama o governador Serra de "mimado" e "autoritário" ter parado no YouTube. Em tempo: os suspeitos de gravar Neschling são os próprios músicos, já que o "grampo" foi feito durante seus ensaios.

DE LONGE
Oscar Niemeyer vai comemorar 100 anos, em 15 de dezembro, longe da multidão. Ele viaja com a mulher, Vera, para Araruama, onde ela tem casa.

CORAÇÃO DE MÃE
A sogra perdeu a parada para o genro: Marta de Freitas, que conseguiu proibir na Justiça que o genro se aproxime dela -ele tem que guardar distância de pelo menos 500 m -viu a filha, de 16 anos, cair de novo nos braços do marido. "Mas ela já está ligando para voltar. Não posso fazer nada. Se eu der corda, vai achar que vou socorrer sempre", diz Marta.

PALÁCIO
O bolo do casamento de Raffaela Bassi e Felipe Massa terá o formato do palácio de Mônaco, que fica ao fundo do circuito de Monte Carlo da Fórmula 1.

CURTO-CIRCUITO

O SENADOR Marco Maciel toma posse amanhã, no Rio, na presidência da Fundação Oscar Niemeyer, criada em 1988.
O SOCIÓLOGO ITALIANO Massimo Canevacci estará no Brasil, a convite da Ipsos, para falar sobre "O Fetichismo Visual das Marcas na Pós-Modernidade", nesta segunda-feira, no Rio.
COMEÇA AMANHÃ o 6º Festival Camburi Gastronômico, na praia de São Sebastião. A festa vai até o dia 20.
A GALERIA VIRGILIO inaugura as exposições individuais de Fernando Vilela e Estela Sokol, hoje, a partir das 20h.
O DJ FELIPE VENANCIO anima hoje o coquetel de inauguração da nova loja da TIM, na avenida Rebouças, a partir das 19h.

com AUDREY FURLANETO, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO

Texto Anterior: CCBB exibe retrospectiva de Yoko Ono e coletiva com contêineres
Próximo Texto: Marcos Augusto Gonçalves
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.