São Paulo, sábado, 08 de novembro de 2008

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FILMES

Um Conto de Natal
Record, 14h; livre (Christmas Carol: The Movie). Alemanha/Reino Unido, 2001, 77 min. Direção: Jimmy T. Muramaki.
Nesta animação nataliana, exibida precocemente em novembro, o próprio Charles Dickens narra "Um Conto de Natal", história em que sujeito pão-duro recebe uma inesperada visita na véspera do Natal, o que poderá mudará sua conduta.

Por um Fio   
Globo, 23h15; não recomendado a menores de 16 anos. (Phone Booth). EUA, 2002, 80 min. Direção: Joel Schumacher. Com Colin Farrell, Kiefer Sutherland, Radha Mitchell, Forest Whitaker, Katie Holmes.
O agente Farrell usa um telefone público para falar com a amante. Um dia, um estranho, do outro lado, o coloca na berlinda, exige confissões e ameaça a vida do homem. Concebido por Larry Cohen antes da existência dos celulares, o filme foi executado com atraso. E se fosse a Cohen dado dirigir talvez houvesse uma produção mais modesta, mas um resultado final mais forte.

A Grande Noitada
Cultura, 23h40; não recomendado a menores de 16 anos Brasil, 1997, 100 min. Direção: Denoy de Oliveira. Com Othon Bastos, Esther Góes.
Industrial infeliz na vida pessoal, azarado nos negócios e fracassado no campo político (Bastos) sai para espairecer e envolve-se com pessoas de outra categoria social, com as quais passa sua noitada.

A Máfia Volta ao Divã
SBT, 0h30; não recomendado a menores de 12 anos (Analyze That). EUA, 2002, 96 min. Direção: Harold Ramis. Com: Robert De Niro, Billy Cristal e Lisa Kudrow.
O mafioso Paul Vitti deixa a cadeia e, mais uma vez, precisa dos conselhos do seu antigo terapeuta Ben Sobel, em crise familiar.

O Dia do Chacal     
Globo, 3h10; classificação indicativa não informada. (The Day of the Jackal). Inglaterra/ França, 1973, 142 min. Direção: Fred Zinnemann. Com Edward Fox, Terence Alexander, Alan Badel.
Depois de várias tentativas frustradas de matar o presidente francês Charles de Gaulle, a OAS (organização terrorista no interior do exército francês que se opunha à independência da Argélia) decide contratar um assassino profissional da pesada para fazer o serviço. Seu codinome é Chacal (Fox). O filme tem como centro a meticulosa preparação do atentado. Um desses trabalhos em que Zinnemann acertou a mão inteiramente. Embora se saiba o final (De Gaulle não morreu em um atentado), isso não diminui em nada o interesse pelo filme: é um suspense clássico, em que a tensão não vem tanto do referencial quanto da precisão e de cada elemento utilizado.
(INÁCIO ARAUJO)



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