São Paulo, sábado, 08 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVROS/LANÇAMENTOS

"DENTES GUARDADOS"/ "OVELHAS QUE VOAM..."

Textos publicados no extinto site Cardosonline chegam às livrarias

Contos saem da internet para as estantes

Guigui
Pintura de Guilherme Pilla, mais conhecido como Guigui, que é ilustrador da editora do Mal


DIEGO ASSIS
DA REDAÇÃO

Não dá para dizer que eles pegaram o bonde andando. Apesar da pouca idade, Daniel Galera, 22, e Daniel Pellizzari, 27, vêm publicando contos na internet há muito tempo. Pellizzari diz ter enxergado na rede, quando esta ainda engatinhava, uma maneira barata e segura de evitar que seus textos "fossem lidos só pela família". Galera, então com 17 anos, foi editor da "Proa da Palavra" -uma das primeiras páginas de literatura independente de destaque na web.
Depois de três anos contribuindo para o Cardosonline -espécie de fanzine distribuído por e-mail para cerca de 5.000 assinantes-, os daniéis resolveram trocar os monitores por uma gráfica de verdade. Lançados inicialmente em Porto Alegre, "Dentes Guardados", de Daniel Galera, e "Ovelhas que Voam se Perdem no Céu", de Daniel Pellizzari, chegam a São Paulo no próximo mês já em sua segunda edição (a primeira, de 600 exemplares, mal teve tempo de sair de Porto Alegre).
Para publicar suas obras, eles decidiram fundar uma editora, a Livros do Mal. Para distribuí-las, pretendem contar com a "ajuda dos amigos". "Vamos enviar os exemplares para conhecidos nossos, nas capitais do país, e pedir que eles deixem em consignação nas livrarias. Não em qualquer uma, só nas pequenas, aquelas em que o dono conversa com os clientes e sabe o que cada um está procurando", explica Pellizzari.
Será que rola? "A gente confia no boca-a-boca. A internet ajudou bastante a formarmos um público cativo", ressalta Galera, recém-formado em publicidade e propaganda pela UFRGS e autor de parágrafos dignos de um Bukowski. Sua estréia em livro fala de amor, sexo, bêbados e cachorros atropelados.
Já Pellizzari, o outro Daniel, escolhe os loucos, os solitários, os ratos e os suicidas. "Temos estilos muito parecidos. Livros do Mal é também a nossa estética", defende Pellizzari, que tenta se formar em jornalismo, depois de ter tentado psicologia, história e letras.


Dentes Guardados
    
Autor: Daniel Galera
Editora: Livros do Mal
(www.livrosdomal.org) Quanto: R$ 10 (88 págs.)



Ovelhas que Voam se Perdem no Céu
    
Autor: Daniel Pellizzari
Editora: Livros do Mal
(www.livrosdomal.org) Quanto: R$ 10 (88 págs.)



Texto Anterior: "Honra e Vendetta": Livro põe Brasil na trilha da Máfia
Próximo Texto: Trechos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.