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Morre compositor alemão Stockhausen
Músico liderou a vanguarda musical do pós-guerra juntamente com Pierre Boulez e influenciou a produção contemporânea
Legado do compositor reúne 362 obras; ele radicalizou o
serialismo pregado por Arnold Schönberg e teve
seguidores no Brasil
IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Morreu na última quarta, em
Kuerten-Kettenberg (no oeste
da Alemanha), de causas não
divulgadas, um dos mais influentes e provocadores compositores da segunda metade
do século 20: o alemão Karlheinz Stockhausen, 79. A morte só foi anunciada ontem.
Stockhausen deixou 362
obras, além de uma quantidade
prolífica de textos, em que explicava suas idéias musicais.
Pouco depois dos atentados de
11 de Setembro, ele causou polêmica ao descrever os ataques
como "a maior obra de arte que
se poderia imaginar".
Sua criação mais ambiciosa
foi "Licht" ("Luz"), um ambicioso ciclo de sete óperas, cada
uma dedicada a um dia da semana. A composição de "Licht"
levou perto de seis décadas (de
1977 a 2003). Só as cinco primeiras óperas já foram executadas. Se tocado na íntegra (como foi anunciado para Dresden, nas celebrações de seu 80º
aniversário, em 2008), o ciclo
duraria 29 horas.
A monumentalidade de
"Licht" -bem como a radicalidade e o ecletismo dos meios ali
utilizados- ajuda a entender a
estética de Stockhausen. A terceira cena da ópera "Mittwoch
aus Licht" ("Quarta-Feira de
Luz"), por exemplo, tem o nome de "Helikopter-Streichquartett" ("Quarteto de Cordas
Helicóptero"). Tendo já sido
apresentada inúmeras vezes, a
obra prevê os quatro membros
de um quarteto de cordas voando em quatro helicópteros, em
uma área próxima ao teatro em
que a platéia está sentada.
O que o público vê são imagens dos musicistas, bem como
uma mixagem entre os sons
que eles produzem dentro das
aeronaves e o próprio barulho
dos helicópteros. Provocação
de Stockhausen, bem ao gosto
das vanguardas germânicas.
Vanguardas que ele passou a
liderar cedo. Foi com 24 anos
de idade, em 1952, que sua
"Kreuzspiel" (jogo cruzado, em
tradução livre), foi apresentada
nos cursos de verão de Darmstadt. Para oboé, clarinete e três
percussionistas, a obra lançava
os fundamentos da estética que
se chamaria serialismo integral
e colocaria Stockhausen como
um dos líderes das vanguardas
musicais do pós-guerra, junto a
Pierre Boulez.
O serialismo integral era
uma radicalização do serialismo (ou dodecafonismo) pregado por Arnold Schönberg e seus
discípulos Alban Berg e Anton
Webern, membros da Segunda
Escola de Viena.
Influência em brasileiros
A partir de Darmstadt, Stockhausen e Boulez difundiam o
novo culto, influenciando, inclusive, brasileiros como Gilberto Mendes, Willy Corrêa de
Oliveira, Rogério Duprat e Júlio Medaglia, que estariam à
frente do movimento que, na
década de 1960, ficaria conhecido como Música Nova.
Mas o serialismo integral é só
um pedaço da história de Stockhausen. Ele estimulou a música intuitiva, em "Aus Den Sieben Tagen" ("Dos Sete Dias"),
em que os executantes reagiam
a estímulos verbais; redesenhou a idéia de escrita vocal em
"Stimmung" ("Afinação"); colocou três orquestras em torno
da platéia em "Gruppen"; e fez
ousados experimentos eletrônicos em "Gesang der Jünglinge" ("Canção dos Jovens").
O espantoso é que, defendendo, sem concessões uma estética vanguardista, intelectualizada e hermética, esse alemão
nascido na região de Colônia,
discípulo de Messiaen, e pioneiro da música eletrônica, tenha sido uma influência tão reconhecida e reivindicada por
ícones da cultura pop. Os Beatles estamparam uma foto de
Stockhausen na capa de "Sgt.
Peppers Lonely Hearts Club
Band" e figuras como Miles Davis, Frank Zappa e até Björk se
disseram influenciadas por ele.
Mas a grandeza de Stockhausen, evidentemente, não reside
nas lisonjas que ele recebeu de
campeões de vendas de disco, e
sim em suas realizações estéticas. Teoria, planejamento e
execução estavam profundamente interligados na definição de sua estética: cada obra
era a realização de um programa, meticulosamente pensado
com antecedência, e plenamente justificado do ponto de
vista intelectual.
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