São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Jorge Bispo
O ator Ricardo Pereira, destaque da novela 'Negócio da China', em ensaio da revista TPM

ALÉM-MAR
Destaque da novela "Negócio da China", da TV Globo, o ator português Ricardo Pereira embarca nas páginas da revista "TPM" deste mês na pele de um viajante náutico; em entrevista, fala sobre as oportunidades de trabalho no Brasil e na Europa: "Tenho aqui um mercado que é um sonho, que fala a minha língua'; ele diz que, quando se quer alcançar mais em Portugal, o jeito é sair de lá

É ele
O governador José Serra já decidiu quem vai comandar um dos caixas mais poderosos de sua administração nos próximos anos: Milton Luiz de Melo Santos, que hoje preside a Nossa Caixa, vai assumir a companhia de investimento que será instalada em abril para financiar empresas no Estado.

É ELE 2
O órgão já começa com R$ 1 bilhão e poderá receber mais dinheiro da venda da Nossa Caixa ao Banco do Brasil. Vai também trabalhar com recursos de fontes como o BNDES.

CANHÃO
A canadense Bombardier está bombardeando a megalicitação do Metrô de SP, que prevê investimentos de R$ 1,5 bilhão para a reforma de trens e que deve envolver as maiores empresas do mundo no setor. Ela recorreu à Justiça argumentando que a companhia paulista alterou as regras do edital num documento de centenas de páginas lançado na semana passada. Uma liminar adiou a entrega de propostas.

NADA A VER
O secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, diz que "não houve alteração alguma do edital" e afirma que, na verdade, a Bombardier é que não se preparou a tempo para dar as informações exigidas para participar da licitação.

EMBALO
A orelha de Arlindo Chinaglia (PT-SP), presidente da Câmara, deve estar ardendo: dois dos ministros mais influentes do governo Lula estão criticando a aprovação do projeto que dá um ano de garantia no emprego ao homem cuja mulher está grávida. Um deles já reclamou diretamente à ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil. O governo deve tentar derrubar a proposta no Senado.

EM NOME DO REI
Roberto Carlos vai lançar em março de 2009 uma revista anual chamada "Emoções". Segundo Dodi Sirena, empresário do cantor, a publicação tratará de "política, comportamento e temas variados" e será editada por Joyce Pascowitch.

HISTÓRIA
E será lançado nesta semana o livro "Roberto Carlos", da série "Folha Explica", da Publifolha. O ensaio musical-biográfico, assinado pelo jornalista Oscar Pilagallo, relata a história do cantor desde a infância em Cachoeiro até os dias de hoje.

LADRÕES E LETRAS
A artista plástica carioca Renata Lucas, que em SP é representada pela galeria Luisa Strina, teve seu carro arrombado na Vila Madalena. Os ladrões levaram uma mala preta "com cerca de 40 livros de arte, estética, filosofia e psicanálise".

CORTE NA SAPATILHA
A temporada internacional 2009 do Balé da Cidade de SP já começa com corte de verba. A companhia receberia 4.600 por cada uma das sete apresentações que fará na turnê por Alemanha, Áustria e Sérvia. O valor caiu para 3.000.

DIA DO FICO
O barítono brasileiro Paulo Szot, que iria fazer apenas apresentações especiais do musical "South Pacific" em 2009, renovou contrato para a temporada regular do espetáculo da Broadway. Ele volta ao palco -que lhe deu o Tony de melhor ator em 2008- em fevereiro.

MALA E CUIA
A produtora Aventura, que estréia "A Noviça Rebelde" em SP em março, vai desembarcar com outros dois musicais na capital paulista. "Beatles num Céu de Diamantes" chega ao teatro Copa Airlines em 12 de março e "7, o Musical", de Ed Motta, entra em cartaz em 15 de abril, no Sérgio Cardoso.

TOGA ROSA
O Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, será presidido por uma mulher, Talita Nascimento, 22, estudante do terceiro ano, que acaba de tomar posse. É um fato raro: desde que instituiu o voto feminino, em 1905, a agremiação só teve duas mulheres no comando -a primeira delas, eleita em 1998.

MOTORISTAS ARMADOS
A revista "The New York Observer" fez um perfil do brasileiro Luigi Tadini, 25, herdeiro da joalheria Tadini que mora em NY e lidera um grupo de jovens socialites em defesa do rio Hudson. Ele diz que a "disparidade" no Brasil torna perigosa a vida de quem tem "casas de praia e helicópteros".

 

"Você vive atrás de muros gigantes, câmeras, carros blindados e motoristas armados", diz, acrescentando que sua escola só permitia um único guarda-costas por criança.

CURTO-CIRCUITO
SERÁ LANÇADO AMANHÃ , no Museu do Futebol, o livro "Thomaz Farkas, Pacaembu", com imagens do estádio paulistano feitas pelo fotógrafo. Das 18h30 às 21h30.
O PRESIDENTE da Fundação Oscar Niemeyer, senador Marco Maciel, recebe hoje o registro de inclusão do acervo do arquiteto no Programa Memória do Mundo, da Unesco. A solenidade acontecerá no Arquivo Nacional, no Rio.
OS ATORES Dalton Vigh, Alinne Moraes, Leopoldo Pacheco e outros fazem leitura dramática do texto "Noite de Reis", amanhã, às 19h, no Mosteiro de São Bento. Grátis. Classificação indicativa: 14 anos.
O JORNALISTA ALBERTO LUCHETTI autografa hoje, às 19h, o livro "AllTV - A Primeira TV Interativa da Internet 24 Horas ao Vivo", no Espaço Nobre, na Vila Mariana.
O LIVRO "A MUSA CHAPADA" , de Ademir Assunção, Antonio Vicente Seraphim e Carlos Carah será lançado hoje, a partir das 20h, na galeria Coletivo, em Pinheiros.
A ARTISTA PLÁSTICA Bia Duarte leva brasileiros como Christina Oiticica, Francisco Brennand e osgemeos para expor no Salão Nacional de Belas Artes 2008, em Paris.


com JULIANA BIANCHI, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Tarsila tem produção publicada em catálogo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.