São Paulo, terça, 8 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

UNIDAS PELA VINGANÇA
Bandeirantes, 13h. (Highway Heartbreaker). EUA, 1992, 95 min. Direção: Paul Schneider. Com John Schneider, Linda Gray. Vigarista com carro lustroso convence mulheres a investir suas economias nos grandes negócios que, supostamente, vai fazer. Até que três de suas vítimas resolvem tomar providências. ²

QUALQUER COISA, QUALQUER HORA, QUALQUER LUGAR
SBT, 13h50.
(Anything, Anytime, Anywhere). EUA, 90 min. Direção: John Paragon/Robert Radler. Com Rick Springfield, Yannick Bisson, Julie Celini. Junção de dois episódios da série "Maré Alta". Os personagens Mike e Joe passeiam na América Central, quando são sequestrados por rebeldes em luta contra o general de plantão. Os dois se tornam reféns ora de um grupo, ora de outro. Mas são, sempre, vítimas da América Latina.

SUPERCONTROLE REMOTO
Globo, 15h50.
(Remote). EUA, 1993, 80 min. Direção: Ted Nicolaou. Com Chris Carrara, Jessica Brown, John Diehl. Adolescente (Carrara) que tem a casa invadida por bandidos trata de defendê-la, com a ajuda de seus inúmeros brinquedos, que comanda por controle remoto. Quem lembrar de "Esqueceram de Mim" terá seus motivos. ²

RIO BABILÔNIA
CNT/Gazeta, 21h30.
Brasil, 1982, 115 min. Direção: Neville D'Almeida. Com Jardel Filho, Joel Barcellos, Christiane Torloni. Filme controvertido, em que a investigação da vida de um traficante de ouro, mr. Gold, por um jornalista, dá ocasião a um painel existencial do Rio de Janeiro. Como se vê tudo isso anos depois? Vale ao menos uma espiada.

ESPECIALMENTE AOS DOMINGOS
Bandeirantes, 22h.
(La Domenica Specialmente). Itália, 1991, 109 min. Direção: Giuseppe Tornatore, Marco Tullio Giordana, Giuseppe Bertolucci, Francesco Barilli. Com Philippe Noiret, Ornella Muti, Nicoleta Braschi, Bruno Ganz. Filme em episódios, essa tradição italiana. No caso, ajuda a comprovar que a tradição cinematográfica italiana continua em crise. Giuseppe Bertolucci, irmão de Bernardo, assina o episódio que dá nome ao filme.

INTERCINE 1
Globo, 0h30.
Será exibido o escolhido entre "O Poder da Imagem" (1990, de Peter Werner, com Albert Finney, John Maloney) e "A Garota do Tambor" (1984, de George Roy Hill, com Diane Keaton, Klaus Kinski).

HOMICÍDIO EM VEGAS
Bandeirantes, 2h05.
(Vegas Vice). EUA, 1994, 83 min. Direção: Joey Travolta. Com Shannon Tweed, Sam Jones. Policiais (Tweed e Jones) de Las Vegas tentam prender um assassino de garotas de programa. Para tanto, fazem turismo pelo bas-fonds da cidade. INTERCINE 2
Globo, 2h15.
Aqui, o espectador é chamado a optar entre "Um Homem, Uma Mulher: 20 Anos Depois" (França, 1986, de Claude Lelouch, com Jean-Louis Trintignant, Anouk Aimée) e "Raízes do Mal" (1991, de Gary Graver, com Alex Cord).

TV PAGA
A noite dos desesperados

da Redação

Ao ver "Adorável Vagabundo" (Cinemax, 0h), será justo perguntar onde está o célebre otimismo de Frank Capra. Ele não vem das instituições, nem dos políticos, parasitas que as manipulam sempre em seu proveito. Não vem, muito menos, da imprensa.
Se o mundo se salva, é "in extremis", contra e apesar dos políticos, das instituições e dos jornais. Salva-se pelas virtudes do indivíduo comum, desprovido de poder, que em dado momento decide evitar que a manipulação prossiga.
Existe um confronto noturno, sombrio, entre a sociedade e esse homem. Talvez o otimismo esteja na suposição de que a natureza humana é essencialmente boa. Mas será isso otimismo ou uma forma de evitar o desespero? (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.